Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis não manifesta interesse em contribuir para a segurança dos servidores municipais

No último dia 22 de outubro o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) encaminhou ofício ao presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Vasconcelos de Almeida Kaboja (PSD) solicitando a formação de uma Comissão de vereadores para acompanhar diretores do sindicato em visitas a setores da Prefeitura com o objetivo de fiscalizar as condições de segurança no trabalho dos servidores municipais da cidade. O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, explica que nos setores a serem visitados há registros de falta de segurança no trabalho, entre outras coisas, a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).  “Nosso objetivo era que os vereadores pudessem se inteirar do que está acontecendo e, juntamente com o sindicato, cobrar soluções ao Executivo”, explica o vice-presidente.

Trabalhadores da Emop executam poda de árvores sem luvas, capacetes e se arriscando em locais perigosos sem utilização dos equipamentos necessários

“Já se passaram quase dois meses do encaminhamento do ofício e lamentavelmente ainda não tivemos uma resposta. É uma questão importante, já que se trata da saúde e segurança do trabalhador e parece que não há interesse por parte do presidente da Câmara em contribuir para que possamos resolver de forma eficaz a segurança dos nossos servidores”, lamenta o vice-presidente.

Wellington Silva diz que, independente da participação da Câmara, o sindicato iniciará as visitas em janeiro do ano que vem. “Mesmo sem a participação dos vereadores a diretoria do Sintram vai fazer esse trabalho. A partir do próximo ano, já a partir de janeiro, vamos visitar vários setores da Prefeitura para verificar as condições de trabalho dos servidores. Vamos fiscalizar e, se verificadas irregularidades, levaremos a questão à administração para que sejam feitas as devidas correções no que eventualmente possa estar infringindo a legislação, levando risco à saúde e até a vida do trabalhador”, esclareceu o vice-presidente. “Mais uma vez lamentamos a falta de interesse do presidente da Câmara em nomear essa comissão”, concluiu.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram