Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis consegue desagradar sindicalistas duas vezes em uma única semana

Os integrantes do Movimento Unificado de Divinópolis (MUD), que reúne mais de 10 sindicatos atuantes na cidade, foram desrespeitados e ignorados essa semana pelo presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Vasconcelos Kaboja (PSD). A atitude do presidente revoltou aos sindicalistas, que esperavam utilizar a tribuna livre do Legislativo Municipal na sessão ordinária desta quinta-feira (25). A inscrição foi feita regularmente em abril e previa a ocupação da tribuna pelo diretor do Sindicato dos Trabalhadores da rede municipal de Ensino (Sintemmd), professor Rodrigo Rodrigues Ferreira.

O professor utilizaria a tribuna em nome do Movimento Unificado e falaria sobre “ações das instituições e agentes políticos diante do endividamento público e seus reflexos no município de Divinópolis”. Rodrigo Rodrigues compareceu à sessão do Legislativo no horário marcado e se preparava para o uso da tribuna, quando foi surpreendido por outra inscrição. Sem que fosse dada nenhuma justificativa, o presidente da Câmara chamou para ocupar a tribuna o morador do bairro São Geraldo, Mateus Dias de Oliveira,

Essa foi a segunda vez nesta semana que o presidente da Câmara Municipal de Divinópolis ignorou o movimento sindical. Na quarta-feira (23), Rodrigo Kaboja e outros vereadores deveriam receber representantes do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) e o procurador geral do município Wendell Santos. A reunião, sugerida pelo próprio presidente da Câmara, tinha como objetivo discutir o projeto do Executivo que prevê a redução do teto das requisições de pequenos valor.

As 14h, horário marcado para a reunião que deveria ocorrer no gabinete da presidência da Câmara, os representantes do Sintram já estavam à espera de Rodrigo Kaboja. Entretanto, além de não convocar os demais vereadores para a reunião conforme fora acertado anteriormente com os sindicalistas, Rodrigo Kaboja simplesmente não recebeu os sindicalistas que foram convidados a retirarem-se de seu gabinete, pois ele teria outra agenda a cumprir.

Para o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, o presidente da Câmara foi desrespeitoso com o movimento sindical da cidade. “As atitudes do presidente Kaboja atingiram a todos os sindicalistas, pois ele deixou de cumprir duas agendas que estavam regularmente confirmadas. Ele foi desrespeitoso com toda a classe sindical, tendo atingido também a todos os servidores municipais, já que nossa visita na quarta-feira e a ocupação da tribuna livre na reunião de ontem, tinham como objetivo único tratar de assuntos de interesse do servidor público. Lamentamos e repudiamos essa atitude insensata do presidente da Câmara que não teve nem mesmo a dignidade de se desculpar com nossa classe. Foram duas atitudes em uma semana que atingiram a todo movimento sindical da cidade, especialmente os responsáveis pela defesa dos interesses dos servidores municipais”, afirmou o vice-presidente.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram