Prefeituras da região antecipam campanhas salariais e concedem revisões a servidores municipais

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) realiza assembleias nas cidades de Araújos e Perdigão para lançamento de campanhas salariais.  Em Araújos a assembleia está marcada para esta segunda-feira (27), às 17h, na Câmara Municipal. Já amanhã (28) a assembleia está marcada para a cidade de Perdigão e acontece a partir de 17h, também na Câmara Municipal.

A expectativa da presidente do Sintram, Luciana Santos, é de que as negociações salariais esse ano sejam menos turbulentas

Paralelamente ao lançamento das campanhas salariais, várias prefeituras da base territorial do Sintram já anunciaram a revisão salarial de seus servidores, antecipando às assembleias que ainda serão realizadas pelo sindicato. A presidente do Sintram, Luciana Santos, diz que as iniciativas das prefeituras em antecipar as revisões salariais mostra que vários municípios fizeram bons planejamentos e as administrações mostraram competência para superar a crise que durou até o ano passado. “Pelo que percebemos, as negociações salariais desse ano serão mais tranquilas, já que muitas prefeituras mostraram competência administrativa e estão antecipando as revisões nos salários. Esclarecemos que essas iniciativas ainda serão submetidas à aprovação dos servidores em assembleias que vamos realizar até o fim de março nas cidades de nossa base. Entendemos que há boa vontade da maioria dos prefeitos em valorizar os seus servidores e é isso que o sindicato sempre defendeu, ou seja, a valorização e o respeito ao trabalhador”, analisou.

Conforme levantamento feito pela assessoria de comunicação do Sintram, quatro prefeituras já concederam revisões salariais aos servidores. Veja a seguir os municípios que já anunciaram a revisão:

CARMO DO CAJURU – Em Carmo do Cajuru, o prefeito Edson Vilela (PSB) já concedeu aos servidores do Executivo e do Legislativo 2,4% a título de ganho real, conforme consta das leis aprovadas pela Câmara Municipal. Esse percentual já deverá estar incluído na folha desse mês. Entretanto, os servidores da cidade estão em campanha salarial desde dezembro e ainda será necessário negociar a reposição da inflação do ano passado.

BOM DESPACHO – Em Bom Despacho, o prefeito Fernando Cabral (PPS) já encaminhou Projeto de Lei à Câmara Municipal propondo revisão salarial de 4,31% para o quadro geral. O Projeto, protocolado no Legislativo na semana passada prevê, ainda, reajuste de 12,84% para os servidores do magistério. Esse índice tem como objetivo garantir o piso nacional para os profissionais da educação.

CLÁUDIO – Na cidade de Cláudio, o prefeito José Rodrigues Barroso (PRTB) assinou no último dia 22 o decreto 416/2020, concedendo a revisão salarial aos servidores municipais. De acordo com o decreto, as partir de 1º de janeiro, a remuneração da categoria foi revisada em 4,48%, que foi o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no ano passado.

O decreto assinado pelo prefeito de Cláudio determina, ainda, que “aos profissionais do magistério público da educação, cujo vencimento básico esteja proporcionalmente abaixo do valor estabelecido para a categoria, fica assegurada a percepção de complementação para o cumprimento do piso salarial” definido pelo governo federal.

LUZ – Na cidade de Luz, a Câmara Municipal aprovou os dois projetos enviados pelo prefeito Ailton Duarte (PSB) concedendo revisões para os servidores do quadro geral e também para os profissionais da educação. Para os servidores do quadro geral, incluindo educação e Serviço Autônomo de Água e Esgoto, a revisão aprovada foi de 5%. Já para os profissionais do magistério foi concedido o aumento de 12,84%, de acordo com o novo piso nacional do magistério na educação básica.

SANTO ANTÔNIO DO MONTE – Em Santo Antônio do Monte, o prefeito Edmilson Aparecido Costa, o Dinho do Braz (PSDB) informou que na próxima segunda-feira (03/02) assinará o Projeto de Lei que concederá o reajuste aos servidores municipais.

DIVINÓPOLIS

Para os servidores municipais de Divinópolis, a situação é de expectativa. No final de 2019 a categoria voltou a ter os salários parcelados e o 13° só foi pago no último dia 20. Os salários de dezembro foram pagos no dia 7 passado. Na ocasião, através de nota, o prefeito Galileu Machado (MDB) garantiu que manterá os salários em dia em 2020.

Quanto ao gatilho salarial que a legislação garante automaticamente aos servidores da cidade a partir do dia 1º de março, a Prefeitura ainda não se pronunciou. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), o gatilho dos servidores de Divinópolis esse ano é de 5,23%.

A assembleia que definirá a campanha salarial dos servidores municipais de Divinópolis foi convocada para o próximo dia 4 de fevereiro, conforme edital que será publicado essa semana. A assembleia ocorrerá no auditório do Sintram com a primeira chamada marcada para as 18h.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram