Prefeitura de Divinópolis vai subsidiar juros de financiamentos para empresas da cidade

O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (PSC) e sua equipe econômica, concluíram a elaboração de um programa que vai subsidiar juros de crédito financiado para  microempreendedores individuais, microempresários, empresas, artistas e produtores rurais formalizados. A justificativa é diminuir os impactos causados pelas restrições impostas ao comércio no período de pandemia. Um projeto de lei deverá ser protocolado na Câmara ainda essa semana para criar o programa “Divinópolis Juro Zero” que consiste em subsidiar os juros de financiamentos para empresas que tenham sede em Divinópolis, concedidos por instituições financeiras e cooperativas de crédito, visando o incentivo da retomada da economia local com a manutenção de empregos e promovendo o fomento econômico dos empreendimentos.

A Prefeitura informa que o programa consiste na disponibilização de uma linha de crédito proporcionada pelas instituições financeiras e cooperativas de crédito de até R$ 15 mil, sem juros. A quitação poderá ser feita em até 36 parcelas com um período de seis meses de carência. A proposta prevê condições específicas para apoiar ainda mais os pequenos negócios que tenham mulheres, idosos, negros e deficientes como proprietários ou sócios.

Para financiar o programa, o prefeito encaminhará também um projeto à Câmara para abertura de crédito suplementar para a manutenção do Fundo de Desenvolvimento Econômico, que não tem recursos previstos no orçamento deste ano. Crédito Suplementar são recursos adicionais destinados ao reforço de dotação orçamentária já existente no orçamento. É autorizado por lei e aberto por decreto do Executivo.

A gestão do programa ficará a cargo das secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo e de Fazenda, dentro do Plano de Retomada Econômica. Segundo a Prefeitura O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo, explica que “o Juro Zero é um programa inovador, é um modelo de programa novo e vem para auxiliar as empresas e empreendedores a superarem este momento tão difícil que a economia vem passando. Os pequenos empreendedores que têm mais dificuldade de conseguir crédito com as instituições financeiras terão a oportunidade de acesso a um dinheiro que servirá para mantê-los em atividade”.

O secretário de Fazenda, Gabriel Vivas, ressaltou que “a Prefeitura vai facilitar o acesso às operações de crédito para essas empresas que sofreram com restrições impostas pela pandemia. Com isso, aproximadamente R$ 7 milhões serão injetados na economia de Divinópolis, ocasionando o fortalecimento dos pequenos negócios e a manutenção de empregos”.

Para participar do programa as empresas interessadas devem obedecer a alguns critérios que serão estipulados como a participação em cursos de capacitação de empreendedorismo, garantia que não haja redução dos postos de trabalho e ter sede em Divinópolis, entre outros.

Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD