Prefeitura de Divinópolis publica na tarde desta sexta-feira decreto que antecipa feriados, com fechamento de lotéricas e agências bancárias

O Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus reuniu-se na tarde desta quinta-feira, (25/03) e decidiu que Divinópolis permanecerá na Onda Roxa do Plano Minas Consciente, embora essa medida já tenha sido decidida para todo o Estado por decisão do governador Romeu Zema. Segundo a Prefeitura, a Macrorregião Oeste atingiu 26 pontos e a Microrregião de Divinópolis chegou a 32, pontuação máxima dentro do Plano Minas Consciente.

A Prefeitura informou que o decreto de antecipação dos feriados será publicado na tarde desta sexta-feira (26), tão logo a Câmara aprove o Projeto que autoriza a medida. A sessão extraordinária do Legislativo que votará o projeto autorizando o prefeito a antecipar feriados por decreto está marcada para 16h.

FEBRABAN

Entre as novidades do decreto, está o fechamento de casas lotéricas e agências bancárias nos feriados antecipados. Em nota enviada por e-mail ao Portal do Sintram, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências devem seguir os decretos municipais. “Sensíveis ao agravamento da pandemia de Covid-19 no país e atentos às necessárias medidas de prevenção, os bancos, visando contribuir com o poder público, irão dar prioridade ao atendimento por seus canais digitais nas localidades em que houver a antecipação de feriados ou com restrições mais rigorosas de isolamento social”, diz a nota da5  entidade.

Segundo a Federação “o atendimento presencial nas agências dependerá dos decretos municipais e estaduais. Mesmo nas cidades em que o atendimento presencial seja possível, o atendimento será restrito aos casos absolutamente necessários, em caráter excepcional e contingenciado, mediante triagem, controle e adoção de rígidos protocolos sanitários”.

Ainda de acordo com a Febraban, os bancos darão prioridade para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos.

Os bancos recomendam a seus clientes e a população em geral concentrar, ao máximo, suas atividades bancárias via aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos, nas salas de autoatendimento das agências e caixas 24 horas.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram