Prefeitura de Divinópolis lança Calendário Oficial do Município com os dias do Cruzeirense, do Atleticano e do Torcedor do Guarani

Compartilhe essa reportagem:

A Prefeitura de Divinópolis lançou nesta segunda-feira (1º/02) o Calendário Oficial do Município, que reúne datas comemorativas e feriados municipais e nacionais. No calendário constam 125 datas comemorativas, dentre elas, 106 municipais e 19 nacionais. Segundo a Prefeitura a maioria das datas foi criada por força de lei municipal.

O Prefeito Gleidson Azevedo posou ao lado de Augusto Fidélis para lançamento do calendário oficial (Foto: Diretoria de Comunicação)

O documento foi elaborado pelo servidor Augusto Fidelis, com pesquisa das leis municipais realizada pela servidora Katiuscia Freitas. De acordo com Augusto as datas comemorativas têm grande ligação com o passado. “Celebrar as datas comemorativas é valorizar os eventos passados, que nos deram um norte no presente, tanto municipais como nacionais. Quem não tem passado pode não ter futuro, daí a importância de se preservar a história e tudo que se relaciona com essas efemérides, pois isso aguça o respeito às tradições e o amor à Pátria”, destacou.

O próximo passo, segundo Fidelis é entrar em contato com entidades e secretarias municipais, para que, dentro do possível, realizar as atividades pertinentes no que lhe compete.

A criação do calendário que unifica as datas comemorativas é uma necessidade de muitos anos. “A ausência de união destas datas sempre fez muita falta. Determinadas entidades têm intenção de realizar trabalhos em algumas datas comemorativas, em parceria com a Prefeitura de Divinópolis, mas não tinha um calendário único para fazer esta programação, por outro lado, algumas profissões que são beneficiadas com as homenagens, nem sabem que elas existem” destacou a jornalista Katiuscia Freitas.

FUTEBOL

A divulgação do calendário mostra a quantidade de leis inúteis aprovadas pela Câmara Municipal, sem nenhum valor prático e que apenas são estabelecidas pelo fisiologismo de alguns vereadores. Entre centenas, estão o Dia do Cruzeirense, Dia do Atleticano e o Dia do Torcedor do Guarani.

As três datas estão incluídas no calendário oficial, porém, desde que foram aprovadas, em 2009, nunca foram lembradas nem pelo próprio autor, ou pelo prefeito que sancionou as três regras. O Dia do Cruzeirense foi instituído pela Lei nº 6.973/2009, com comemoração prevista para o dia 2 de janeiro de cada ano. O Dia do Torcedor do Atlético, comemorado em 25 de março, foi criado pela Lei 6.974/2009, enquanto o dia do Torcedor do  Guarani foi instituído pela Lei nº 6.975/2009, com comemoração em 20 de setembro. As três leis foram sancionadas pelo então prefeito Vladimir Azevedo.

Essas três leis inócuas e que constam do calendário oficial do município são oriundas de três projetos de Lei do então vereador Waldemar Raimundo Manoel, o Waldemar da Pamer, eleito pelo PMDB com 1.309 votos para o mandato 2009/2012.  Acusado de corrupção, abuso de poder e compra de votos, o vereador autor das três pérolas ficou no mandato pouco mais de um ano. Em 11 de janeiro de 2010, foi decretado seu afastamento pela Câmara, após  ter o mandato cassado diante de acórdão do Tribunal Regional Eleitoral.

Em um ano de mandato, Waldemar da Pamer apresentou 17 projetos de lei. Além dos três projetos com fins explícitos de, literalmente, jogar para a torcida, outros quatro eram nomes de rua. Um outro projeto apresentado pelo então vereador determina a afixação da frase: “Respeite o idoso, um dia você será idoso também”, em todas as repartições públicas municipais de Divinópolis. Você já viu essa placa afixada em algum setor da Prefeitura?

Mais de 80% das datas comemorativas constantes do calendário sequer são lembradas na cidade. No calendário existem, ainda, dezenas de semanas dedicadas a temas variados, que também não constam de nenhuma atividade que deveria ser promovida pelo município e pela Câmara, poderes que são obrigados a cumprir as leis que eles mesmos aprovam, mas que são simplesmente engavetadas, apenas servindo como mau exemplo de como se perde tempo e torra dinheiro público.

Clique aqui e veja o calendário completo

Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Diretoria de Comunicação

 

 


Compartilhe essa reportagem: