Prefeitura de Divinópolis inicia operação para vacinação de servidores da saúde e comércio volta a funcionar na segunda

Compartilhe essa reportagem:

A Prefeitura de Divinópolis iniciou na terça-feira (19) a operação para vacinação dos profissionais do sistema de saúde do município, seguindo o Plano de Vacinação do Ministério da Saúde. Na terça-feira Divinópolis recebeu 7.258 doses, que serão suficientes apenas para aplicação das duas doses necessárias em 3.629 pessoas do chamado grupo prioritário do município.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, foram formadas seis equipes de tático móvel, que atuarão na vacinação do primeiro grupo prioritário. São 21 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os trabalhos foram iniciados efetivamente na tarde de terça-feira (19) quando as equipes receberam instruções e orientações sobre os procedimentos que devem ser cumpridos para aplicação das vacinas nos locais de trabalho dos profissionais de saúde que fazem parte do grupo prioritário.

As primeiras unidades a receberem as equipes de vacinação foram a UPA 24h e o Hospital de campanha, onde foram aplicadas 63 doses. Na manhã desta quarta-feira (20) as equipes se dividiram entre o Centro de Saúde Central, UPA, Serviço Móvel de Urgência (Samu) e os quatro hospitais (São João de Deus, Santa Mônica, Santa Lúcia e São Judas Tadeu). De acordo com a Prefeitura, em razão da grande maioria dos profissionais de saúde trabalharem em escalas de plantão, será necessária mais de uma visita das equipes táticas a estes locais para aplicação das vacinas.

NOTA OFICIAL

Em nota oficial divulgada no início da tarde desta quinta-feira (21) a Prefeitura de Divinópolis informou que a cidade será reclassificada para onda amarela, retornando todas as atividades comerciais.

Depois de bater o recorde diário de morte, com quatro óbitos na terça-feira, Divinópolis não registrou vítimas fatais nas últimas 24 horas. O número de óbitos desde o início da pandemia permanece em 128 vítimas.

Leia íntegra da nota da Prefeitura:

“De acordo com a divulgação do Programa Minas Consciente, que realiza o monitoramento constante dos municípios mineiros e analisa os impactos de uma possível reabertura de novos setores, Divinópolis progride para a Onda Amarela. A macrorregião está com 24 pontos na classificação do Minas Consciente (Onda Vermelha) e a microrregião com 18 pontos (Onda Amarela).  As decisões serão tomadas após a reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID -19, que acontecerá às 15h. As medidas de prevenção devem continuar sendo reforçadas pela população”.

Logo após divulgar a nota oficial informando que o Comitê de Enfrentamento ao Coronavirus se reunirá a tarde para definir a volta a onda amarela, a Prefeitura se antecipou e divulgou em seu Instagram que isso ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (25). Isso significa que a decisão já foi tomada pelo prefeito Gleidson Azevedo (PSC) e a reunião do comitê será uma mera formalidade.

 

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: