Apesar de ainda estar longe o controle da pandemia e com novos alertas da Organização Mundial de Saúde de uma possível nova onda da covid-19, a Prefeitura de Divinópolis está desmontando a passos largos a estrutura montada na cidade para enfrentamento do coronavirus. O município já desativou o Hospital de Campanha e agora encerrou as atividades do posto de vacinação que funcionou no pátio e na Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop).
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também suspendeu a divulgação diária dos boletins epidemiológicos, que a partir de agora será divulgado semanalmente. A Prefeitura justifica as medidas diante da “melhoria de todos os índices relacionados à covid-19 em Divinópolis, e o sucesso da vacinação no município”.
Nos dois boletins divulgados esta semana, a Semusa confirmou mais duas mortes na cidade em decorrência da covid-19. O município chegou a 657 mortes em decorrência da pandemia.
ATRASO
Essa semana a Semusa realizou um novo chamado para vacinação, convocando as pessoas que ainda não se vacinaram, ou que estão com a segunda dose ou dose de reforço em atraso. Segundo a Semusa, as pessoas que ainda não se vacinaram com a primeira dose ou que estão com a dose de reforço em atraso ou que querem antecipar sua segunda dose de Pfizer devem se cadastrar no site da Prefeitura (www.divinopolis.mg.gov.br) ou no APP Divinópolis – Opção Vacinação Covid-19. A vacinação está sendo realizada no drive thru do Centro Administrativo, de segunda a sexta-feira de 8h às 16h. O imunizante disponível é o Pfizer.
Todas as pessoas com segunda dose em atraso da vacina Pfizer devem se dirigir ao drive thru do Centro Administrativo até sexta-feira (03/12) de 8h às 16h. Aquelas pessoas com segunda dose em atraso da vacina Astrazeneca ou Coronavac devem procurar o drive thru do Centro Administrativo, nesta sexta-feira (03/12), de 8h às 16h. Não é necessário fazer cadastro.
Segundo a Semusa, 3.720 pessoas que deverão receber a segunda dose da Astrazeneca, ainda não haviam retornado. Outras 3.267 da segunda dose da Coronavac e mais 7.913 pessoas da Pfizer ainda não haviam completado a imunização.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Posto de vacinação do pátio da Prefeitura foi desativado essa semana (Foto: Diretoria de Comunicação/PMD)