Prefeitura de Carmo do Cajuru paga salário com reajuste e retroativos aos professores e agentes de saúde

A diretoria do Sintram, através do secretário geral, Demetrio Bento, teve a informação, que a folha de pagamento do mês de maio/2020 dos professores e agentes de saúde da Prefeitura de  Carmo do Cajuru foram  quitadas com os valores corrigidos pelo reajuste devido às classes, bem como pagos os percentuais retroativos ao mês de janeiro, fevereiro, março e abril de 2020.

O pagamento atende à adequação do município ao piso salarial dos professores através da publicação da Lei Municipal 2782/2020 e dos agentes Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde por meio da Lei Municipal nº 2.783/2020.  Além disso, o sindicato teve a informação que foram pagos os valores retroativos devidos aos servidores do quadro geral, referente ao reajuste da revisão salarial, que neste ano a Prefeitura concedeu 4,48%.

Representantes do Sintram estiveram em fevereiro em reunião de negociação salarial com o prefeito

A aprovação das legislações municipais que adequou o piso salarial dos professores e dos agentes de saúde, bem como a revisão salarial dos demais servidores do quadro geral  contou com forte atuação e apoio do Sintram, que sempre está  em contato com a administração e vereadores para garantir o direito da categoria.

Revisão

O secretário geral Demetrio Bento ressaltou a importância desses valores aos servidores, considerando que o funcionalismo terá o salário congelado até dezembro de 2021 em função da pandemia do Covid-19. Além disso, o secretário cita a reforma da Previdência que impactou nos Institutos de Previdência impondo uma alíquota maior de contribuição aos servidores municipais. Em Carmo do Cajuru, a Prevcarmo passou a alíquota de 11% para 14%. “Foi uma luta muito importante para conquista desses reajustes e tivemos a grata satisfação de saber que foi concluída com total êxito  já que o prefeito Edson Vilela quitou o pagamento dos retroativos, juntamente com a aplicação dos reajustes. Reconhecemos esse compromisso da administração de sancionar as leis dentro do prazo previsto, evitando que os professores e agentes de saúde fossem prejudicados, já que estava em discussão o congelamento dos salários dos servidores. Agradecemos também aos vereadores, que sempre mantiveram a porta aberta para ouvir as demandas dos servidores, sendo parceiros do funcionalismo, essa categoria que é tão importante para o desenvolvimento e perfeito funcionamento do município. E agradecemos principalmente aos servidores que se mantiveram unidos e  acreditam no Sintram, pois é assim que avançamos com união”,  finalizou Demetrio.

Leis

As leis publicadas pela Prefeitura de Carmo do Cajuru foram retroativas a janeiro e adequaram os vencimentos dos professores ao piso nacional (Lei Federal nº 11.738/2008), no percentual de 12,84%, e dos agentes de saúde, às Leis Federal nº 11.350/2006 e 13.708/2018, sendo que os vencimentos passarão para R$1.400,00. As leis entraram em vigor no dia 08 de maio de 2020.