Prefeito de São Francisco de Paula concede revisão salarial para servidores e garante o mesmo índice para professores cujo piso ficou congelado em 2021

Compartilhe essa reportagem:

O prefeito de São Francisco de Paula, Mériton Alves (PSDB), através do decreto 618/2021, autorizou a concessão da revisão salarial de 2021 para os servidores municipais. São Francisco de Paula, com uma população de 6.520 moradores, se localiza na Região Oeste de Minas e fica a 96 quilômetros de Divinópolis. Os servidores da Prefeitura da cidade são representados pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram).

A revisão, de 5,45%, é retroativa a 1º de janeiro e abrange a todos os servidores municipais. A novidade do decreto assinado pelo prefeito é a concessão do mesmo percentual de recomposição aos salários dos profissionais da educação. A cidade já paga o piso nacional da educação, porém esse o governo federal congelou o piso mantendo o valor pago no ano passado de R$ 2.886,24, que representa o vencimento inicial da carreira para profissionais com formação em nível médio, na modalidade normal, para a jornada de 40 horas semanais

O congelamento do piso nacional dos professores esse ano foi motivado pelo corte de verbas para a educação promovido pelo governo Bolsonaro, que reduziu em 8,7% o valor anual estimado por aluno da rede pública. Como o cálculo é diretamente relacionado ao índice do Piso Nacional, o corte promovido pelo governo também incidiu sobre o piso nacional, zerando a revisão nos salários que deveria ser aplicada esse ano.

Para compensar a perda provocada pelo governo federal, o prefeito de São Francisco de Paula estendeu a revisão salarial aos profissionais da educação do município, que também foram beneficiados com o índice de 5,45% de recomposição.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: