Prefeito de Itaúna, chefe de gabinete e ex-secretário municipal são denunciados pela prática da rachadinha

 

O prefeito de Itaúna, Neider Moreira (PSC) foi denunciado pela terceira vez somente nesse mandato, pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Na semana passada a Procuradoria de Justiça Especializada no Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais, ofereceu denúncia contra Neider Moreira, o ex-secretário municipal de Regulação Urbana e contra o então chefe de Gabinete e atual secretário municipal de Finanças, Valter Gonçalves do Amaral. Eles foram denunciados pelo esquema de rachadinha usado entre abril de 2018 e março de 2021, visando à reeleição do prefeito nas eleições de 2020.

Conforme consta da denúncia, entre abril de 2018 e março de 2021, sob o comando do prefeito, o ex-secretário municipal de Regulação Urbana exigiu de vários servidores ocupantes de cargo em comissão que contribuíssem para a campanha eleitoral devolvendo 3% de seus salários, em dinheiro vivo, sob pena de exoneração. O então chefe de Gabinete e atual secretário municipal de Finanças participou do esquema uma vez.

O MP requer, então, que o prefeito e o então secretário municipal de Regulação Urbana sejam condenados nas sanções do artigo 316, c/c os artigos 29 e 71, do Código Penal; e a condenação do então chefe de Gabinete nas sanções do artigo 316 c/c artigo 29, do Código Penal.

Após investigar os fatos e ouvir testemunhas, a 1ª Promotoria de Justiça da comarca de Itaúna encaminhou o resultado à Procuradoria de Justiça Especializada, acompanhado de representação feita ao MP por um advogado e de uma gravação de denúncia feita por um vereador durante sessão plenária da Câmara Municipal, em abril de 2018, além de print de ‘bate papo’ entre o ex-secretário municipal e servidores, pelo whatsapp.

Nas audiências, no MP, vários servidores ocupantes de cargo em comissão confirmaram, nas audiências, as denúncias de que o ex-secretário municipal de Regulação Urbana exigia a contribuição, em dinheiro, sob ameaça de exoneração.

Uma testemunha afirmou que o ex-secretário municipal solicitou que ela contribuísse “para o partido” com parcelas de 100, 130 e 150 reais, devendo entregar o envelope, com o dinheiro, na secretaria. Outra servidora, que se recusou a contribuir, afirmou que só não foi exonerada porque estava grávida.

TERCEIRA DENÚNCIA

Essa é a terceira denúncia do MP contra o prefeito Neider Moreira. Em outubro do ano passado, ele foi denunciado por furar a fila da vacina contra a covid-19. No início desse mês, o Ministério Público denunciou ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) o prefeito, Neider Moreira (PSD) e os secretários municipais de Administração, Dalton Nogueira, e de Saúde, Fernando Meira de Faria, por irregularidades na contratação de servidores, no mandato anterior – 2017/2020, e no atual – 2021/2024.

Fonte: MPMG
Foto:
Nos últimos cinco meses MP já apresentou três denúncias contra o prefeito Neider Moreira (Crédito: itauna.mg.gov.br)