Prefeito de Igaratinga atende todas as reivindicações do funcionalismo, anuncia concurso público e antecipa parte do 13º salário

O trabalho do Sintram junto à administração de Igaratinga garantiu resultado altamente positivo para o funcionalismo. Na última segunda-feira (22/07), o sindicato esteve na cidade para assembleia com os servidores públicos municipais. O objetivo da convocação foi dar andamento a Campanha Salarial 2019, apresentando a contraproposta do Executivo aos trabalhadores. Além de garantir o atendimento a todas as reivindicações da Campanha Salarial, a administração municipal está pagando hoje parte do 13º salário e garantiu a realização de concurso público ainda este ano.

Em todos os anos de sua gestão, o prefeito  Renato de Faria Guimarães  concedeu além da revisão salarial o ganho real aos salários dos trabalhadores municipais. Especificamente, este ano justificou que devido à retenção de recursos pelo  Governo do Estado seria possível a revisão de 3% para não extrapolar o orçamento.  A lei 113/2019 publicada no dia 19 de julho garante o percentual de correção salarial retroativo a 1º de julho. Na última segunda-feira, o sindicato levou essa proposta do Executivo para análise e deliberação da assembleia e como resultado do encontro foi deliberado os seguintes pontos a serem levados para renegociação com a administração: 1) Aplicação do resíduo de 0,59% da inflação acumulada de 2018 e não repassado no exercício de 2019 em fevereiro de 2020, juntamente com o índice acumulado a ser aplicado para o mesmo ano; 2) Ganho real a ser ainda discutido na campanha salarial de 2020; 3) Implantação do vale-refeição em fevereiro de 2020; 4) Aplicação da correção automática da inflação acumulada através da inclusão do índice IPCA/IPEAD nos Planos de Carreiras, Cargos e Vencimentos; 5)  Encerramento das discussões dos PCCS, com a apresentação por parte do Executivo, do impacto financeiro advindo das correções salariais a serem aplicadas para todas as categorias  ainda no ano de 2019, assegurando a apresentação ao Poder Legislativo dos referidos PCCS’s ainda em 2019, para implantação no exercício fiscal de 2020.

NEGOCIAçãO

Ontem (23), o Sintram, representado pelo diretor de planejamento, Vantuil Alves, e o dirigente sindical, Eduardo Parreira, esteve em reunião com o prefeito Renato Faria para levar o resultado da assembleia e negociar ponto a ponto as reivindicações.   “Foi uma reunião muito positiva, principalmente pela abertura que o chefe do Executivo deu na negociação e a condição na qual ele se compromete  em implementar todas as reivindicações que os servidores fizeram na assembleia realizada  no último dia 22. O prefeito acatou todas as propostas e com compromisso de implementá-las a partir do ano que vem”, ressaltou o dirigente sindical Eduardo Parreira.

CONCURSO PÚBLICO

Também na reunião o chefe do Executivo garantiu a realização de concurso público ainda esse ano, sendo que a empresa que irá realizar o certame já foi  contratada. “De acordo com o prefeito o concurso acontece em novembro e ele assegura  que a partir de janeiro de 2020 deverá começar a convocar os aprovados. A intenção dele é zera os contratos temporários na Prefeitura, trabalhando apenas com servidores efetivos”, explicou Eduardo Parreira.

ASSEMBLEIA

Ao final da reunião, o prefeito Renato de Faria se comprometeu a enviar ofício ao Sintram com o que foi acordado na negociação da Campanha Salarial. Além disso, deverá enviar também o impacto financeiro relativo aos planos de carreira dos servidores, para que o Sindicato possa convocar assembleia e promover a discussão final junto aos servidores. “Nós já temos antecipado que os servidores estão totalmente favoráveis ao plano, mas nós precisamos do impacto financeiro para aplicação desse plano. O prefeito irá nos oficiar para que possamos chamar essa assembleia e referendar  junto aos servidores”, explicou o dirigente.

13º SALáRIO

Outra boa notícia para o funcionalismo é que hoje (24/07) o Prefeito está antecipando 40% do 13º salário. Em vídeo divulgado aos servidores, o chefe do Executivo ressalta a valorização do trabalhador. “Mais uma vez venho mostrar aqui o nosso compromisso com a administração pública. Sempre honramos rigorosamente o salário dos nossos servidores em dia e hoje tenho a alegria de anunciar para todos os funcionários que amanhã será adiantado parte do 13º salário para todos os funcionários da Prefeitura Municipal de Igaratinga, mais uma conquista da nossa administração”, declarou em vídeo o prefeito Renato.

VALORIZAçãO

A presidente Luciana Santos ressaltou o trabalho de valorização do funcionalismo promovido pela administração de Igarantiga. “Sempre tivemos uma boa relação com o prefeito Renato que preza pela valorização dos servidores. Todos os anos, o prefeito cumpriu com a revisão e concedeu ganho real. Neste ano ficou o percentual de 0,59% como resíduo, mas entendemos que a categoria aceitou adiar para 2020 esse restante justamente porque reconhece o esforço do gestor. São prefeitos assim que mostram que é possível sim –  mesmo em meio à crise que assolou todas as prefeituras – promover uma administração enxuta, mas que honra com o compromisso da revisão salarial, que é lei e direto de todo o trabalhador, o salário em dia,  e busca formas de valorizar e reconhecer o trabalho do servidor de carreira. Somos nós, servidores, que prestamos serviços à comunidade nas diversas áreas da Prefeitura, então nada mais justo do que pagar o que é devido, promover essa valorização, trabalhando inclusive na construção de leis que valorizem a carreira daqueles que há anos prestam seus serviços ao povo. Parabenizamos o prefeito pela trabalho e que possa servir de exemplo para outros gestores que sempre preferem se esconder atrás da crise para não cumprir os direitos devidos aos trabalhadores”, finalizou a presidente.