O prefeito de Igaratinga, Fábio Alves Costa (PDT), através do decreto 1.623, publicado no início desse mês, antecipou o pagamento de 50% do 13º salário para os servidores municipais e agentes públicos da cidade. De acordo com o decreto, os servidores receberão 50% do benefício até o dia 10 de julho e o restante será pago até o dia 20 de dezembro.
Para antecipar o 13º, o prefeito considerou a situação de emergência em saúde no município em decorrência da covid-19 que provocou a queda de renda da população. O pagamento de parte do 13º, de acordo com o Executivo, vai injetar recursos na economia do município.
Embora tenha antecipado o pagamento de 50% do 13º salário, o prefeito ainda não concedeu a revisão nos salários dos servidores para repor as perdas observadas nos últimos 12 meses. No seu plano de governo, Fábio Alves prometeu equiparar o valor do tíquete alimentação a todos os servidores, uma antiga reivindicação da categoria. Prometeu, ainda, reforma geral no Plano de Carreira, Cargos e Salários “garantindo ao servidor progressões por capacitação técnica e por tempo, computando todo o seu tempo desde a posse do cargo”. Nenhuma dessas promessas ainda não foi cumprida pelo prefeito.
ITAPECERICA
Em Itapecerica, o prefeito Wirley Reis (Podemos) sancionou a Lei 2.686 que concede atualização salarial aos servidores da Câmara Municipal. A lei prevê a concessão de duas revisões, uma vez que os servidores do legislativo não tiveram recomposição salarial nos últimos dois anos. De acordo com a norma aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito, será concedida a revisão de 4,31%, correspondente ao período de janeiro a dezembro de 2019, e 4,52% para o período de janeiro a dezembro de 2020, totalizando uma recomposição de 8,83%. Já a revisão de salários para os servidores do quadro da Prefeitura, ainda não foi concedida pelo prefeito.
Reeleito em dezembro do ano passado, o prefeito Wirley Reis garantiu em seu plano de governo “aprovar o novo Plano de Carreira dos profissionais da educação”. A proposta do Plano já foi definida conjuntamente pela Secretaria Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) e pela comissão de servidores criada para participar da elaboração da proposta. O prefeito também garantiu a manutenção do pagamento do piso salarial nacional dos professores da rede municipal de ensino. Para os servidores do quadro geral da Prefeitura, o Plano de Governo de Wirley Reis não definiu nenhuma proposta.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram