Prefeito de Divinópolis diz que pagamento do 13° salário foi colocado como prioridade para cumprir compromissos firmados com o Sintram

Ao anunciar o pagamento integral do 13º salário aos servidores municipais da Prefeitura de Divinópolis para próxima segunda-feira (20), o prefeito Galileu Machado (MDB) voltou a afirmar que a quitação da gratificação natalina exigiu um grande esforço do governo municipal para garantir os recursos necessários. Entretanto, o prefeito valorizou a batalha do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), que desde meados do ano passado vem cobrando uma posição da administração sobre os direitos dos servidores, especialmente no que se refere à folha de pagamento e especificamente sobre os atrasos do 13º salário.

Sob o comando da presidente Luciana Santos, do vice-presidente Wellington Silva, e com participação efetiva de toda a diretoria, em 2019 e já no início de 2020, o Sintram realizou vários atos de protesto contra parcelamentos e atrasos salariais

Em outubro do ano passado, o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, cobrou um cronograma da Prefeitura sobre as datas dos pagamentos, argumentando que com o parcelamento dos salários, a divulgação antecipada de uma programação de quitação das parcelas era necessária para permitir ao servidor a organização dos seus compromissos financeiros. O cronograma só veio em dezembro e está sendo cumprido pelo Executivo, inclusive antecipando a data programada para pagamento do 13º, que inicialmente estava previsto para o dia 31 desse mês.

PAGAMENTO EM DIA

Ao anunciar o pagamento integral da gratificação natalina para a próxima segunda-feira, o prefeito de Divinópolis assegurou que desde o início do ano, foi colocado como prioridade da administração o pagamento do 13º salário. De acordo com o Galileu Machado, isso era necessário, pois a administração está decidida a cumprir todos os compromissos firmados com o Sintram, na qualidade de representante dos servidores municipais. O prefeito voltou a falar nas dificuldades financeiras, mas também garantiu que a meta é manter o pagamento de salários em dia. “Mesmo com toda dificuldade, pagaremos os servidores antes do previsto. Esforços são diários, mas estamos esperançosos que em 2020 vamos manter os pagamentos em dia”, acrescentou Galileu.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, disse que embora não seja o ideal, o pagamento do 13º na segunda-feira é uma boa notícia para os servidores, pois havia muita insegurança sobre a liberação do benefício. Disse ainda que o sindicato manterá como uma de suas prioridades a luta para garantir o pagamento dos salários em dia. “Estamos satisfeitos com a posição da administração municipal de Divinópolis de priorizar o pagamento do 13º e ainda reconhecer que vai cumprir os compromissos firmados com o Sintram. Esse ano, o pagamento dos salários em dia continua sendo uma de nossas prioridades mais importantes. Embora o parcelamento e atraso na quitação da folha e do 13º tenham ocorrido no ano passado pontualmente na Prefeitura de Divinópolis, vamos ficar atentos a todas as prefeituras de nossa base, pois nossa luta será para que todos os servidores que estão sob nossa jurisdição sejam respeitados e tenham o sagrado direito de receber os seus salários em dia”, disse a presidente.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram