Prefeito de Araújos não paga piso salarial aos professores, conforme consta em Lei Municipal

O prefeito da cidade de Araújos, Geraldo Massa (PSB), numa clara tentativa de burlar a legislação, utilizou-se de incentivos previstos no Plano de Carreira, Remuneração e Valorização dos servidores da rede municipal de ensino, para “legalizar” um suposto pagamento do piso salarial nacional para os professores da rede municipal de ensino.

A diretora de Formação Sindical do Sintram, Geise Silva, e a presidente Luciana Santos, comandaram a assembleia em Araújos

No início do mês de março desse ano, a Câmara Municipal da cidade aprovou Projeto de Lei de autoria do prefeito, concedendo 8% de revisão nos salários. Aprovado pelos vereadores, o projeto se transformou na Lei 2.065/2022. A revisão, segundo o artigo 1º da Lei, incide sobre “os vencimentos dos servidores públicos municipais, inclusive os do magistério, efetivos  comissionados, ativos e inativos (…)”.

Ao artigo 1º da Lei foi acrescentado o parágrafo único, que tem o seguinte teor: “No caso dos servidores públicos do magistério, com a presente recomposição, o piso salarial nacional fica atendido, considerando o incentivo de 30% dos vencimentos básicos, oriundos do artigo 50, III, ‘a’, da Lei 1.099/2018”. Na prática, o que o prefeito tentou legalizar através da lei que concedeu a revisão foi a utilização de gratificações previstas no Plano de Carreira e que obrigatoriamente o município tem que pagar, como complemento para que os níveis salariais dos professores se equiparem ao piso nacional.

Veja o que diz a alínea “a”, inciso III, artigo 50, da Lei 1.009/2018

 

SINTRAM

Diante da tentativa do prefeito de enganar os professores, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) que representa a categoria já está mobilizado para resolver o impasse. Nesta terça-feira (12) a presidente do Sintram, Luciana Santos, e a diretora de Formação  Sindical, Geise Silva, reuniram-se em assembleia a categoria para deliberar quais as medidas deverão ser adotadas.

De acordo com a presidente Luciana Santos, inicialmente será buscada uma solução através do diálogo. A assembleia elegeu uma Comissão de Servidores que vai acompanhar as negociações junto ao Executivo para deliberar sobre o pagamento do piso e também sobre a revisão da Lei 1.099/2018 (Plano de Carreira, Remuneração e Valorização dos servidores da rede municipal de ensino).

Formam a Comissão os seguintes servidores:

  • Eduardo Batista Lopes
  • Michele Meireles Santos
  • Lucimar dos Santos
  • Rosângela Nunes Cardoso
  • Elenilda Duarte de Castro
  • Maria Lúcia a Paz
  • Ana Márcia dos Santos Rodrigues
  • Lívia Santos Freitas

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Em Assembleia, professores de Araújos decidiram reivindicar o pagamento real do piso salarial