Poemas de Servidores de Divinópolis estão entre os finalistas de Festival Literário da Universidade de Viçosa e farão parte de coletânea

A poesia produzida por servidores públicos municipais de Divinópolis está a cada dia, avançando as barreiras da cidade. No final do mês de maio, dois servidores do município e associados do Sintram, Cláudio Guadalupe e Silvânio Alves, tiveram seus poemas classificados no Festival Universitário Trem de Arte – Promoção  de Produção Literária de Poemas, promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Viçosa, com apoio da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais-UEE/MG, do Circuito de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes – CUCA/UNE e do Centro de Ciências Humanas da UFV. Dentre mais de 100 autores participantes, os dois servidores estão entre os 30 classificados, que serão contemplados com a publicação de seus poemas em um livro.

O concurso teve quatro critérios avaliativos, numa escala de zero  a dez, sendo: Estilo, Recursos Linguísticos, Criatividade e Tema do Poema. O servidor Cláudio Guadalupe foi um dos selecionados pelo Festival.  Como noticiado pelo Sintram no ano passado, Cláudio lançou seu primeiro livro, “Cantos de Meu Tempo”, e está atualmente, trabalhando em sua segunda obra, “Poesia Hereditária”, que deverá ser lançada em julho. Além disso, o servidor, que também se dedica a música,  é um dos fundadores e integrantes do “Coletivo de Poetas de Divinópolis”,  o Arteferia. O grupo que faz intervenções culturais  e produz um fanzine com poemas de seus autores, tem como objetivo trazer a poesia para o dia a dia das pessoas, popularizando e disseminando essa arte. Inclusive no próximo dia 17 de junho, às18h30, o grupo estará participando de Momento Cultural do “Projeto Minha Cidade Lê 2021”,  pelo canal do Youtube do CRPE Divinópolis.

Guadalupe destacou a satisfação pela classificação e reconhecimento da poesia produzida por servidores de Divinópolis.   “Ficamos felizes e acreditando que o caminho da poesia é sempre o coletivo, é por isso que a gente participa do Coletivo Arteferia, um coletivo de poetas aqui da nossa terra. Acreditamos realmente que a poesia tem que vir de um canto coletivo e que tenha significado para as pessoas, para a população, seja de Divinópolis, seja do país. Estamos muito felizes e agradecemos novamente o apoio do Sintram, que sempre acompanha a gente com as informações nas áreas culturais”, destacou Cláudio.

O outro servidor de Divinópolis, que teve o poema selecionado foi Silvânio Alves, que é ex-presidente do Sintram. Silvânio  fala sobre a satisfação de ter o poema entre os 30 finalistas e incentiva os colegas, que se dedicam à arte da poesia, a participarem de seleções como essa. “Esta é a segunda vez que participo. A primeira vez foi um concurso de poesia promovido pela UFSJ,  meu poema não foi classificado. É uma emoção indizível ter um poema classificado em um concurso! Aos meus colegas que escrevem, oriento que pesquisem e participem desse concurso. É uma forma eficiente para divulgar e incentivar novos autores. Meu conselho é: participem sempre que possível de festivais de poesia. Agradeço ao Sintram por apoiar a arte e cultura desenvolvida pelos servidores municipais de Divinópolis”, declarou.  O servidor Silvânio tem perfil no site, Recanto das Letras, com vários textos publicados. Clique aqui para conferir as publicações do autor.

Sobre os poemas selecionados para divulgação aos colegas servidores aqui no site do Sintam, Cláudio e Silvânio, explicam que no  momento não podem divulgá-los, visto que uma das regras do concurso prevê a não divulgação até conclusão do livro.

Sintram

A diretoria do Sintram parabeniza os servidores pela classificação e destaca a importância da valorização da arte dos servidores. “Ficamos muito felizes de nossos servidores terem suas obras reconhecidas e classificadas neste Festival em Viçosa. Como sempre frisamos, o Sintram está de portas abertas para divulgar esse talento de nossos servidores. Toda iniciativa, que tem como foco a arte merece espaço e valorização, contem sempre conosco”,  declarou a presidente Luciana Santos.