Outubro Rosa: Sintram é parceiro do Cresst em palestra de conscientização para servidoras da Secretaria de Trânsito de Divinópolis

Durante todo o mês de outubro, com objetivo de despertar as servidoras municipais de Divinópolis para a importância com o cuidado com a saúde, evitando o câncer de mama e outras doenças, o Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst)) da Prefeitura Municipal de Divinópolis e o Sintram firmaram parceria e estão cumprindo uma extensa programação de conscientização junto às  Secretarias municipais. Na última quinta-feira (14/10) foi realizado o “Encontro com Elas” na Secretaria Municipal de Trânsito – Settrans.

No encontro, foi promovida a palestra “Outubro Rosa: promoção da saúde e prevenção de doenças na saúde da mulher” com Deborah Fonseca, enfermeira doutoranda da UFSJ. A palestrante destacou a importância das mulheres dedicarem tempo ao autocuidado e de conhecerem o próprio corpo. Foram apresentadas estatísticas do Inca relativo aos tipos de câncer de maior ocorrência nas mulheres, sendo que o câncer de mama é de 44%, o de colo uterino 43% e cólon e reto de 13%. Neste contexto, Deborah destacou a importância do exame anual preventivo ginecológico ( Papanicolau) e a mamografia, que deve ser feita, anualmente, na faixa etária dos 40 a 50 anos.

Deborah Fonseca, enfermeira e doutoranda da UFSJ, foi a palestrante do evento

A palestrante disse que hoje o autoexame não é tão recomendando, mas é importante que as mulheres se conheçam e utilizam o autoexame, uma vez que possíveis alterações podem ser percebidas neste toque. No encontro, foram também apresentados tipos de mamas e também possíveis alterações, que devem ser sinal de alerta para mulheres, procurarem atendimento médico.  Na palestra, foram citados também vários cuidados de prevenção, apresentando uma lista de hábitos para obter uma vida mais saudável. Entre os bons hábitos foram citados: atividade física, alimentação de forma saudável e hidratação, manutenção do peso corporal, evitar ou reduzir o consumo de bebida alcoólicas/tabaco, etc. Débora destacou também que as mulheres, que já foram mães, ou que serão,  a amamentação é uma grande aliada na prevenção do câncer de mama.

Também na palestra, Débora falou sobre a importância da doação de cabelo em Divinópolis, incentivando as servidoras a fazerem essa boa ação para confecção de perucas, que são destinadas às mulheres,  que perderam os cabelos, devido ao tratamento de câncer. As interessadas em fazer a doação devem procurar a Casa de Apoio do Hospital do Câncer ( Rua Niquelina, 620, B. Niterói).  “Durante o tratamento oncológico é comum, que haja queda dos cabelos, o que prejudica a autoestima das mulheres. O uso de perucas feitas com cabelo natural ajuda na recuperação, as mulheres voltam a se sentir bem e consequentemente respondem melhor ao tratamento”, explicou a palestrante.

Em entrevista ao sindicato, a Deborah destacou que a saúde do trabalhador é uma área que precisa de muita atenção, principalmente dos órgãos públicos. “Neste momento de discussão tivemos a oportunidade de falar um pouquinho das ações gerais de saúde da mulher, da prevenção do câncer de mama, em especial, e das práticas para a melhoria da qualidade de vida. (…) Foi uma iniciativa  muito bacana, que agregou bastante para essas mulheres e para nós  também como profissionais de saúde”, destacou.

Cresst

A diretora do Sintram, Rafaela Santos, participou da entrega dos brindes

A assistente social, Rafaela Silva, que juntamente com a fisioterapeuta, Melina Santos, fez a mediação do encontro, representando o Cresst, destacou a atual proposta de trabalho do órgão, que vem buscando uma maior proximidade com os servidores.  “Nós, como Centro de Referencia em Saúde e Segurança do Trabalhador, estamos com a proposta de extrapolar os muros do Cresst e ir para campo, conhecendo mesmo a realidade de nossos servidores, para estar mais próximos, podendo oferecer  um serviço de acolhimento e principalmente, que seja de conhecimento da realidade  vivenciada pelo servidor, que está na ponta, no operacional”, disse.

Rafaela destacou que a experiência na Settrans foi muito gratificante e a discussão sobre a prevenção do câncer de mama, o cuidado pessoal é de extrema importância e o objetivo é que seja feito de forma frequente. “Foi feito no mês de outubro por ser um marco, mas o objetivo é estabelecer uma rotina desses encontros com as servidoras, estabelecendo essa proximidade”, comentou.

Rafaela, que é também diretora de Comunicação do Sintram, destacou a importância do apoio do sindicato neste trabalho de conscientização dos servidores. “A parceria do sindicato é de extrema importância para conseguir viabilizar esses momentos de carinho e de acolhimento aos servidores. Às vezes pode parecer desnecessário esses detalhes, mas quando as coisas são preparadas com cuidado, com carinho, colocando um cartão, uma decoração,  trazendo essa leveza em um momento descontraído, mas ao mesmo tempo para falarmos de coisa séria, isso proporciona aos participantes esse sentimento de acolhimento e de importância. (…) Isso tudo demanda recursos financeiros, então o sindicato é um parceiro indispensável, para viabilizar essa forma de carinho, que vem através desses detalhes”, explicou Rafaela.

A diretora de administração, Sylla Rocha, que participou do encontro representando a gestão municipal, destacou a importância de trabalhar a conscientização das servidoras. “O Cresst é nosso Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, então é de  extrema importância que a gente faça essa conscientização  com  as nossas servidoras. Nós temos alguma servidoras  em tratamento, então é bom fazer essa conscientização com toda a população, mas em especial temos, que cuidar do  nossos servidores”, destacou.

Aprovação

Em entrevista ao sindicato,  Vitor Moreira,  diretor de trânsito da Settrans, que representou o secretário de trânsito, Lucas Estevam, na abertura da palestra,  destacou a importância da iniciativa do Cresst e do apoio do sindicato. “É um tema muito importante, até como foi dito pela diretora Syulla não deve ser um tema discutido só no mês de outubro, é um tema que tem que ser apresentado o tempo inteiro, valorizando não só as mulheres, mas os servidores como um todo. Então esse trabalho do Cresst em parceria com o Sintram é extremamente necessário e importante para valorizar os servidores, conscientizar e trazer em tela, em destaque, esse tema de saúde do servidor. Acho extremamente importante e muito válido”, parabenizou a iniciativa.

A iniciativa foi aprovada pelas servidoras da Settrans, que estiveram participaram do encontro. A servidora, Viviane Campebel,  conta que há 26 anos está  lotada na  área de Transportes Públicos e que essa foi a primeira vez que uma ação de conscientização da saúde da mulher foi realizada no local. Viviane agradeceu e elogiou a proposta. “Com 26 anos de casa não havia presenciado isso aqui na Settrans, ou seja, em todo o meu histórico de Prefeitura eu nunca tinha presenciado ou feito parte de nenhuma iniciativa assim voltada para a conscientização das mulheres em relação à saúde. (…) A palestra foi muito importante, trouxe a tona outras questões da saúde, não só voltadas para o câncer de mama, nas em relação a outros aspectos da saúde feminina, que foram muitos importantes. Quero agradecer em nome de todas as mulheres, funcionárias aqui da Settrans”, destacou.

A servidora Roseli Santos também disse que foi a primeira vez que ocorreu essa interação para tratar de um tema tão importante, que é o cuidar de si, da saúde. “Agradeço ao Sintram,  ao  Cresst porque prevenindo, nós vamos economizar no futuro. É como no trânsito, se  você cuida do antes, de não cometer uma infração, você não vai pagar a autuação.  Se você cuida da sua saúde, você não vai ter gasto futuramente com outras coisas”, disse.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram