Outubro Rosa: Cresst com apoio do Sintram promove palestra sobre HPV no Pátio de Obras da Prefeitura de Divinópolis

Na manhã de hoje (22/10) foi realizada palestra e dinâmica no Pátio de Obras da Prefeitura de Divinópolis sobre o tema “Câncer Ginecológico – Abordagem sobre o HPV”. A palestrante foi a coordenadora do Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador – Cresst e enfermeira do trabalho, Inara Tavares, que falou sobre o tema para os servidores  do local. A palestra faz parte do cronograma de ações do Cresst relativo ao mês de Prevenção ao Câncer de Mama – Outubro Rosa, que  conta com o apoio do Sintram.

Inara Tavares, enfermeira do trabalho e coordenadora do Cresst, foi a palestrante do evento

Durante a palestra, Inara explicou que o HPV é uma doença sexualmente transmissível e silenciosa. Ela citou que muitas vezes o homem/mulher podem estar contaminados e não terem nenhum sintoma. A profissional falou sobre a importância da prevenção, utilizando preservativos nas relações sexuais e a importância do exame ginecológico anual (papanicolau) para constatar lesões/verrugas internas no útero para o devido tratamento, evitando que haja a evolução para um câncer uterino. A profissional falou também sobre a peniscopia, para homens que tiveram contato com a doença, exame que constata alguma lesão interna. Destacou a importância dos servidores conhecerem e observarem o próprio corpo, observando a genitália e em caso de lesões/verrugas procurar orientação médica.

 

Após a apresentação houve sorteio de brindes aos presentes, enviados pelo Sintram e pela Avivar Alimentos. A presidente, Luciana Santos, e a conselheira fiscal, Lucilândia Monteiro, estiveram presentes representando o sindicato. Representando o Cresst, além da coordenadora e palestrante, Inara Tavares, estiveram no encontro, a assistente social, Rafaela Silva, e a fisioterapeuta, Melina Santos. Representando a Secretaria de Administração, esteve presente o gerente de Recursos Humanos, Bruno Camargos.

A presidente Luciana Santos frisou a importância do trabalho do Cresst e da parceria firmada pelo sindicato com o órgão em prol dos servidores. “A parceria do sindicato com o Cresst já é antiga, trabalhamos juntos incentivando o talento dos servidores, apoiando exposições e esse ano nos unimos para  fazer o Outubro Rosa. É importantíssimo  esse trabalho de orientação e informação aos servidores e se depender de nós essa parceria continua enquanto estivermos no sindicato”, declarou.

A conselheira Lucilândia falou sobre o ato ecumênico que será realizado em comemoração ao dia do servidor público.

A presidente destacou, que é preciso que a administração municipal “volte o olhar para os servidores”, e que isso não se resume a luta pela revisão salarial, que é feita anualmente pelo sindicato, mas da construção de relacionamento com o servidor com iniciativas como essas realizadas pelo Cresst. “Estamos acompanhando o trabalho do Cresst, que melhorou muito essa questão de atendimento aos servidores e ações de promoção a saúde do funcionalismo. Eu falo que o Cresst, como  o Sintram,  é a casa do servidor, e é importante valorizar o trabalho desse pessoal, que muitas vezes não tem dinheiro para custear ações como essas”, disse a presidente, adiantando que no mês de novembro, haverá também ações voltadas para os homens, com o Novembro Azul.

 Dia do Servidor

Na oportunidade, a conselheira do Sintram, Lucilândia Monteiro, utilizou a palavra para convidar os colegas servidores para o Ato Ecumênico, no próximo dia 29, às 18horas, no Clube dos Servidores de Divinópolis, que será um dia de bênçãos, reconhecimento ao trabalho, a vida e a memória dos servidores Públicos Municipais. “Vamos ter uma ato ecumênico em memória aos nossos colegas que faleceram durante a pandemia, e benção a todos os servidores presentes. Aguardamos todos vocês e seus familiares com muito carinho”, disse Lucilândia.

Interação

O gerente de RH, Bruno Camargos, e a presidente Sintram, Luciana Santos, participaram da entrega dos brindes ao servidores

O gerente de Recursos Humanos, Bruno Camargos, que representou a Secretaria de Administração no encontro, agradeceu a parceria do sindicato e elogiou o trabalho, que vem sendo desenvolvido pela equipe do Cresst. “A administração municipal apesar de todas as dificuldades tem investido bastante no Cresst, na questão de pessoal, na questão de  equipamentos. A Inara servidora de carreira, veio com uma vontade danada e estamos tentando o máximo possível estar equipando o Cresst, em parceria com o sindicato,  para estar trazendo essas palestras, que são importantes para o servidor”, declarou.

Bruno destacou ainda que novos eventos  estão sendo programados para essa interação com os servidores.  “Esperamos fazer novos eventos, o Cresst  está com agenda recheada junto com o sindicato, para estar  proporcionando nos  próximos meses mais eventos, para que os servidores possam interagir, solidificar e fortalecer o nosso grupo de servidores, buscando dentro da carreira  as melhorias e a satisfação  dentro do trabalho do serviço público municipal”, declarou.

Servidores

Geraldo Pereira, que há 25 anos  é servidor municipal, agradeceu a presença do Cresst na manhã de hoje e elogiou a iniciativa. “Foi ótimo a palestra, trouxe muita informação importante”, declarou.

Fabiano Carvalho, que há 26 anos  é servidor e trabalha no Pátio de Obras, também elogiou a palestra promovida pelo Cresst. “Foi uma palestra muito boa e produtiva, pessoal muito educado, aprendi muito e que continuem assim”, declarou.

Helder Fernandes, que há 30 anos é servidor do Pátio de Obras, parabenizou a realização da palestra , mas disse que é preciso que a administração municipal esteja mais próximo do servidor público do pátio, citou que há deficiência na questão da presença da engenharia de segurança no local. “É importante esse acompanhamento, uma vez que houve muitas aposentadorias e falecimento nos últimos anos e não houve reposição do pessoal. A gente solicita que a administração esteja mais presente com a gente e agradecemos a palestra e esperamos outras”, declarou Helder.

 

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram