Ocupação de leitos de UTI em Divinópolis chega a 78% e São João de Deus opera no limite

Compartilhe essa reportagem:

A diretora de Vigilância em Saúde, Janice Soares, concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira (15), ocasião em que reafirmou que Divinópolis vive o momento mais grave desde o início da pandemia do coronavírus. Ela confirmou o aumento da ocupação de leitos de enfermaria e UTI. “É uma situação alarmante e agora as pessoas precisam fazer sua parte mais do que nunca”, afirmou.

A situação se agrava ainda mais diante da superlotação dos hospitais da cidade, além de outros problemas decorrentes da pandemia.  A superintendente do Complexo de Saúde São João de Deus, Elis Regina, que também participou da entrevista coletiva, revelou as dificuldades que a instituição está enfrentando. Segundo ela, 44 profissionais estão afastados sob suspeita de covid, outros 37 estão de licença médica, 40 grávidas, nove idosos e seis com comorbidades por serem grupo de risco. Disse ainda que há 77 vagas em aberto que o Complexo não consegue preencher.

Elis Regina informou que o São João de Deus prorrogou a carga horária de profissionais disponíveis e vem pagando horas extras para manter o atendimento. Segundo ela, “as equipes estão no limite, muita cansadas”. A diretora informou, ainda, que o São João deve suspender as cirurgias eletivas programadas para janeiro, com o objetivo de desafogar o atendimento.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem a tarde, Divinópolis chegou a 22.907 notificações de casos de covid, dos quais 3.109 foram confirmados. Não houve mortes nas últimas 24 horas, permanecendo em 85 o número de óbitos registrados na cidade desde o início da pandemia.

Ainda segundo o boletim, a taxa de ocupação hospitalar na cidade é de 67,6% na UTI e 49,5% no setor de enfermaria. Atualmente, Divinópolis conta com 68 leitos de UTI e 111 de enfermaria exclusivamente para pacientes de Covid-19. Além disso, há 72 leitos de Terapia Intensiva para pessoas não-suspeitas de Covid-19. A ocupação nesses leitos é de 87,5%, com 63 pacientes. No geral, 78% dos leitos de UTI em Divinópolis estão ocupados, totalizando 109 pacientes nas 140 vagas disponíveis.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: