Obras de artistas divinopolitanos pertencentes ao acervo municipal passam por restauração

A Secretaria Municipal de Cultura iniciou processo de restauração de quadros que fazem parte do acervo municipal. No começo do ano, foi iniciado o processo de catalogação das obras de arte.

Pela ação do tempo, alguns quadros do acervo foram danificados. Durante o processo de conservação e higienização das obras alguns deles passaram por um processo de restauração, hidratação e manutenção. O primeiro passo do processo de reparo foi a higienização das peças. Após esta etapa, é avaliado a moldura, suporte, tela e o tecido da pintura.

O agente cultural e restaurador, Marcos Alves, é o responsável pelos reparos nas obras de artes. “É um trabalho com cuidado e com muitos detalhes para serem preservados. A restauração não interfere nas características dos quadros, respeitamos os traços originais e técnica dos artistas”, destacou.

O secretário municipal de Cultura, Diniz Borges, destacou a importância de recuperar as obras. “Os quadros estavam em espaço inadequados. Agora, estamos catalogando cada um e recuperando essas obras de arte. Temos quadros importantes de vários artistas da cidade. Depois de catalogados eles serão expostos em exposições, locais públicos oferecendo à comunidade a oportunidade de usufruir das memórias e beleza retratadas nestas obras, afirmou.

Estão sendo restauradas obras dos mais importantes artistas plásticos de Divinópolis, entre eles Petrônio Bax, Celeste Brandão, Heraldo Alvim, Hevécus, Chargas, Eliza Zappala e outros. Existem obras a partir de 1960 e a maioria dos quadros ficava em exposição no antigo Centro de Artes da Praça do Santuário e eram usados em repartições públicas municipais e em exposições itinerantes.

Fonte: Diretoria de Comunicação/PMD