Novembro Azul: Buscando a promoção da saúde dos servidores, Sintram é parceiro em ações de conscientização em Divinópolis

Palestras informativas, café, ginástica laboral e sorteio de brindes fizeram parte da programação realizada ontem com os servidores do Crevisa e da Secretaria de Educação

A diretoria do Sintram, desde que tomou posse, sempre esteve engajada na necessidade de levar para as administrações municipais a importância da promoção da saúde dos servidores em seus locais de trabalho. Em Divinópolis, desde a administração passada foi levado pelo Sintram ao Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst)  a necessidade de se voltar o olhar para o adoecimento mental dos servidores, diante do alto número de licenças médicas. Da demanda  apresentada pelo sindicato, foi criado o Projeto Sensibilizar, que teve resultados muitos positivos entre os servidores. Também junto ao Cresst, o Sintram promoveu ações de valorização de talentos dos servidores (Projeto Revele Seu Talento), cedendo à sede do sindicato e apoio a divulgação do Projeto junto aos servidores e imprensa local.

A diretora Geise Silva e a conselheira Lucilândia Monteiro representaram o sindicato na ação

Na atual gestão da Prefeitura de Divinópolis, o Sintram continua sendo parceiro do Cresst com objetivo de sempre de buscar o avanço e a constância de ações voltadas para a promoção à saúde dos servidores municipais, trabalhando a prevenção. Além dessas iniciativas, o sindicato tem atuado, sobretudo na pandemia, na cobrança ferrenha dos gestores municipais para o devido fornecimento de Equipamento de Proteção Individual-Epis, incentivando os servidores a denunciarem a falta do material ao sindicato e por meio do Ministério Público do Trabalho e da Justiça, que as administrações omissas cumpram esse direito básico dos servidores.

Patrocínio

Dentro desse cenário de busca da promoção e preservação da saúde dos servidores, o Sintram tem sido patrocinador de  atividades do Centro de Referência a Saúde e Segurança do Trabalhador – Cresst da Prefeitura de Divinópolis, oferecendo o café de confraternização para os servidores e brindes. No mês de outubro, foram promovidas palestras e dinâmicas para conscientização das servidoras sobre o câncer de mama. Agora no mês de novembro, também estão sendo promovidas ações para conscientização dos servidores sobre a prevenção do câncer de próstata.

Servidores participam de palestra sobre a prevenção do câncer de próstata

As atividades do Novembro Azul  tiveram início, na manhã de ontem (24), no Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa) e estiveram presentes representando o sindicato, a diretora de formação sindical, Geise Silva, e a conselheira fiscal, Lucilândia Monteiro. Além da palestra,  com o médico urologista, Dr. André Barragat, foi realizada  ginástica laboral com a fisioterapeuta do Cresst,  Melina de Melo Santos.

Em sua fala, Lucilândia ressaltou a preocupação do sindicato com a saúde dos servidores e a importância das atividades  e atuação do Cresst para que a prevenção seja feita de forma efetiva pelos servidores. “A atual diretoria, desde que assumiu o sindicato, sempre teve esse olhar para a saúde do servidor e as parcerias com as administrações municipais vêm neste sentido, de preservar e promover a saúde dos nossos servidores. O local de trabalho é onde passamos o maior tempo de nosso dia, então alertas como esses são fundamentais para evitar o adoecimento”, destacou.

Tarde

Na parte da tarde, a ação foi voltada para os servidores, que atuam na Secretaria Municipal de Educação – Semed. Com o tema “Você é importante para muita gente… Previna-se!”, o médico urologista André Barragat, destacou a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, por meio do exame de toque e exame de sangue (PSA), esclarecendo diversas dúvidas de forma simples e didática aos trabalhadores. Também foi realizado Momento Cultural com apresentação musical da servidora Maria Tereza, coordenadora da Escola de Música da Prefeitura de Divinópolis. Houve sorteio de camisas patrocinadas pelo sindicato e brindes do jornal Agora.

Prevenção e hábitos

O médico urologista André Barragat foi palestrante e de forma didática esclareceu dúvidas e destacou a importância da prevenção

Na palestra, o médico  André alertou  que os homens não devem esperem ter sintomas para  procurarem atendimento médico, disse que a prevenção  é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer, já que assim há maiores chances de tratamento para obter a cura. Alertou que aqueles homens, que têm casos de câncer de próstata na família (parentes de 1º grau – pai, tio, irmão), devem fazer o exame de toque e  sangue (PSA) a partir os 45 anos, já os que não tem, a partir dos 50. O médico frisou ainda que em qualquer faixa etária se houve dificuldades para urinar é importante procurar atendimento médico.

O urologista disse que os hábitos saudáveis são fundamentais para a prevenção do câncer. Alertou sobre a necessidade de combater o tabagismo, já que o cigarro tem mais de 80% substâncias cancerígenas. Destacou a importância da atividade física e destacou que a “barriga de chope” de muitos homens é fator de risco para o câncer de próstata.  Além disso, frisou a importância da alimentação saudável, evitando alimentos industrializados que têm muitos corantes e conservantes.

Quando questionado se o exame de sangue resolveria  relativo a prevenção, Dr. André Barragat,  deixou claro que não se pode abrir mão do exame de toque. “O exame de toque é fundamental, junto com o exame de sangue aumenta a chance do diagnóstico precoce”, disse, o médico informando que 20% de todos os diagnósticos, independente do PSA, são feitos pelo exame de toque.

Programação

As ações de alerta aos servidores relativo a prevenção continuam na sexta-feira (26/11). Às 7h, no pátio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) / Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop) haverá um café seguido de muita conversa e uma palestra do médico Flávio Marcelino, mediado por Gustavo Dias Araújo (Cresst) e Geise de Fátima Silva (Sintram). Haverá também a realização de testes rápidos para VDRL, Hepatites B e C e HIV pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), para todos os servidores que atuam no pátio.

Ainda na sexta-feira (26/11), às 14h, haverá uma roda de conversa com o tema “Oi machão, desse jeito sua mulher fica viúva!”, voltada para os servidores que atuam no Centro Administrativo. O palestrante será o médico Flávio Marcelino e a palestra será mediada por Inara Aparecida Faria Tavares e Rafaela Santos Silva.

No mesmo dia, no térreo do Centro Administrativo, às 14h, acontecerá uma tenda da saúde que oferecerá diversos serviços, como: aferição de pressão arterial, atualização do cartão de vacina (de rotina de Posto de Saúde), cálculo IMC e orientações, testes rápidos de VDRL, Hepatites B e C e HIV e orientações sobre saúde e segurança do trabalho.

Além do patrocínio do Sintram, as atividades do Novembro Azul promovidas pelo Centro de Referência a Saúde e Segurança do Trabalhador – Cresst da Prefeitura de Divinópolis tem apoio de: Alumínio Arco Iris Divinópolis, Avivar Alimentos, Escola de Música, Jornal Agora, Rotoplast, SAE/Semusa, Semest, e Unifor.

Sorteio de camisas patrocinadas pelo Sintram

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram