Comemorou-se neste domingo (16) o Dia do Gari. Em Divinópolis, são 60 profissionais lotados na Empresa Municipal Obras Públicas (Emop) para cuidar da limpeza das ruas, praças e espaços públicos.
A data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis pela limpeza das vias públicas. “Tem 20 anos que faço limpeza nas ruas de Divinópolis. Gosto do meu trabalho e é gratificante terminar o dia e ver as ruas limpas, mesmo que no outro dia tenha que fazer a mesma coisa”, afirmou a Jucelia Carvalho de Souza, que tem a missão de deixar limpa a Avenida Getúlio Vargas no Centro da cidade.
Maria de Fátima destaca o trabalho digno e importante para deixar a cidade limpa. “Adoro meu trabalho. Sinto-me importante e contribuir com a cidade limpa. Neste dia temos que comemorar muito, faça sol ou chuva estamos nas ruas”, afirmou Maria, responsável pela limpeza na Praça da Bíblia no Bairro Belvedere.
Para o diretor geral da Emop, Lucas Vivas Pereira, os profissionais da limpeza fazem um trabalho fundamental e precisam da sensibilização da sociedade para apoiá-los. “Todos os dias eles ficam nas ruas limpando e às vezes precisam de água ou usar o banheiro e é fundamental a sociedade contribuir”, destacou Vivas. O termo gari surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary. Ele ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os garis.
SITNRAM
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, destaca a importância dos garis para a cidade. “Primeiro é preciso considerar a importância de todas as profissões. O gari demonstra isso ao falar com orgulho de sua atividade. No serviço público a atividade é essencial. A sociedade, sem dúvida, reconhece o valor desses profissionais. A todos eles, o nosso abraço e o nosso reconhecimento pelo exercício de uma função indispensável para a cidade”, destacou a presidente.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram