Nesta semana, Sintram realiza assembleia em Conceição do Pará e Igaratinga

Os servidores municipais de Conceição do Pará e Igaratinga terão um importante compromisso com o Sintram nesta semana.  Em Conceição Pará está agendada para amanhã (18), assembleia do sindicato, na Câmara Municipal, momento em que a diretoria dará seguimento à discussão da Campanha Salarial 2020 e colocará em votação o indicativo de greve aprovado no último dia 05/02. Já em Igaratinga, a convocação  está marcada para quarta-feira (19), na Câmara Municipal, sendo essa a primeira assembleia para definição da Campanha Salarial 2020, porém a mesma já inicia com o descumprimento por parte do prefeito do que foi negociado com a categoria no ano passado.

Os servidores de Conceição do Pará, no último dia 05/02, em assembleia do Sintram, definiram a pauta de reivindicação 2020 a ser levada ao Prefeito Municipal, Procópio Freitas. Entre os pontos aprovados estão: 1) Elaboração do Plano de Carreiras, Cargos e Salários para os servidores do quadro geral; 2) Piso salarial nacional referente a 25h semanais de trabalho, mais 1/3 de horas referente ao Planejamento escolar para os profissionais da Educação; 3) Fim do complemento salarial; 4) Pagamento de Insalubridade aos servidores que se enquadrem na legislação; 5) Revogação das alterações no Plano de Carreira aplicadas para adequação ao edital de concurso púbico de 2017; 6) Retorno das eleições diretas para diretor escolar; 7) Pagamento integral de horas extras a quem de direito; 8) Atualização do piso salarial do município para R$ 1.200,00, com garantia de revisão anual com base na inflação; 9) Progressão horizontal de carreira automática para todos os servidores; 10)  Pagamento automático de 1/3 de férias no mês de janeiro para os profissionais da educação.

No dia seguinte a assembleia (06/02), em Conceição do Pará, a presidente do Sintram, Luciana Santos, já endereçou ofício com a pauta de reivindicações ao prefeito municipal, Procópio Freitas, para abertura das negociações, porém até a presente data nenhum retorno foi dado pelo chefe do Executivo. Essa falta de diálogo do prefeito pode provocar uma paralisação e inclusive até uma greve municipal, visto que  na assembleia de amanhã a diretoria do sindicato colocará em votação o indicativo de greve, que foi retirado já na primeira assembleia promovida  pelo Sintram na cidade.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, destaca a importância dos servidores atenderem à convocação. “A assembleia em Conceição do Pará será realizada amanhã (18), na Câmara Municipal, sendo a primeira chamada às 18h e a segunda às 18h15. É fundamental a presença do maior número de trabalhadores, pois a força do sindicato está na união dos servidores”, declarou.

IGARATINGA

Em Igaratinga será a primeira assembleia para definição da Campanha Salarial 2020, mas a mesma já inicia com o descumprimento do prefeito Renato de Faria relativo ao que foi negociado com o funcionalismo no ano passado. Isso porque na Campanha de 2019, o prefeito em negociação com o Sintram garantiu a aplicação, agora em fevereiro de 2020, do resíduo de 0,59% da inflação acumulada em 2018 – que não foi repassado no exercício de 2019 – mais o índice da inflação acumulada ao longo de 2019. Ao contrário disso, o prefeito não concedeu o resíduo de 2018 e deu uma revisão salarial de apenas 3% para 2020, índice abaixo da inflação, que alcançou 4,48% em 2019. Ou seja, um total desrespeito aos trabalhadores. Além disso, o prefeito havia garantido a implantação do vale refeição em fevereiro de 2020 e o encerramento das discussões dos Planos de Carreira, mas também as promessas não saíram do papel.

A postura do prefeito desagradou à diretoria do Sintram, que imediatamente, convocou assembleia para discutir qual serão as medidas adotadas pelo funcionalismo perante essa falta de compromisso e respeito da administração municipal.  “O servidor não pode ser tratado dessa maneira. Nesta assembleia, iremos posicionar os servidores sobre essa situação e traçar medidas para exigir do prefeito, que pague o que é devido aos trabalhadores municipais e definir a pauta de reivindicação de 2020. Não podemos ano a ano, amargar perdas salariais, ver o salário do trabalhador municipal ser achatado, perdendo o poder de compra. Iremos exigir o compromisso firmado e para isso precisamos do maior número de servidores na assembleia, para mostrar nossa união e força”, declarou a presidente Luciana.

A assembleia será na quarta-feira (19/02) na Câmara Municipal de Igaratinga, sendo a primeira chamada às 17h30 e segunda às 17h45.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram