Morre servidora pública de Divinópolis vítima de câncer de mama

Vinte dias depois do encerramento do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção ao câncer de mama, morreu vítima da doença a servidora pública de Divinópolis, Flávia Mourão de 55 anos. Flávia, que atualmente ocupava o cargo de Gerente de Interface Jurídica, na Secretaria Municipal de Meio  Ambiente (Seplan), faleceu na madrugada de sábado e o sepultamento ocorreu na tarde do mesmo dia.

Formada em Direito, Flávia tinha 55 anos e era servidora municipal há 27 anos. Durante sua trajetória no serviço público trabalhou na Secretaria Municipal de Educação (Semed) durante 13 anos, na Procuradoria do Município por quatro anos e na Seplam estava há mais de 10 anos. Extremamente dedicada, não afastou do seu posto de trabalho nem no momento de tratamento da doença, que começou em maio de 2019 quando ela descobriu o câncer.

Segundo a Prefeitura, Flávia estava envolvida com todos os projetos de relevância para o meio ambiente do município, como a Comissão Técnica de Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e a elaboração da Lei de Reciclagem. Casada há 38 anos, além do marido, ele deixa dois filhos.

CASADA COM O TRABALHO

Em 2019, logo após descobrir a doença, Flávia deu um depoimento ao Projeto Vitória e contou detalhes de como enfrentava o câncer. “Em relação às ações de prevenção eu não era muito assídua, minha filha é mais controlada do que eu e às vezes eu a acompanhava nos preventivos, mas já tinha três anos que eu não fazia mamografia e tudo aconteceu muito rápido, contou.

Revelou que perdeu os cabelos 14 dias depois de ser diagnosticada e disse que sua grande preocupação naquele momento seria quem cuidaria dos seus pais e tios. “Quando descobri o câncer, a primeira coisa que eu perguntei, era qual a chance que eu tinha de viver com qualidade e os médicos disseram 90%, então encarei o tratamento de frente. Para meus pais e tios, que são mais velhos, a notícia foi pesada. O que mais pesou para mim foi pensar quem vai olhar meus pais e tios que tem mais de 70, 80 anos. Meu marido foi a pessoa que ficou mais abalada de todos”.

“O que me mantém em pé é que também sou casada com meu trabalho, me sinto realizada profissionalmente e isso me dá força. Trabalho onde não fico exposta e estou tendo o reconhecimento de tudo o que eu fiz profissionalmente durante meus 25 anos de carreira”.

SINTRAM

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, afirmou que Flávia era uma verdadeira representante de todos os servidores púbicos e que sua morte deixa uma grande lacuna na Prefeitura. “Por sua dedicação, por seu empenho, Flávia era sem dúvida uma verdadeira representante dos bons servidores públicos. Sua ausência deixa uma grande lacuna no trabalho e na vida de todos nós. Em nome da diretoria do  Sintram, deixo nossas condolências à família e a todos os servidores municipais de Divinópolis, pela perda irreparável”, disse a presidente.

Luciana Santos lembrou, ainda, que a morte de Flávia deixa também um alerta para todos. “Mês passado encerramos o Outubro Rosa, mês dedicado a divulgar a prevenção ao câncer de mama. Que a morte de Flávia nos deixe a lição de que essa doença mata e a prevenção é a melhor forma de combatê-la”, finalizou a presidente.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Prefeitura de Divinópolis