Militares revisaram receitas médicas para incluir “kit covid”, diz jornal

O Comando Militar da 7ª Região – que inclui os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, teria escalado oficiais para revisar as decisões médicas tomadas em hospitais militares do Exército, passando a receitar o chamado “kit covid” nas receitas onde o coquetel não havia sido recomendado. A denúncia, feita ao Ministério Público Federal (MPF), foi revelada pelo colunista Lauro Jardim, em “O Globo”.

Na denúncia, teria ficado claro que havia coerção de militares sobre os médicos para que o “kit covid” – composto por remédios que não possuem efeito contra a covid-19, como a cloroquina, hidroxicloroquina e a azitromicina – fosse indicado e aplicado em pacientes com a doença. Na peça do MPF, segundo o colunista, fala-se na aplicação do medicamento “com um capitão olhando.”

O uso do kit covid é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, que não se baseia em nenhuma evidência científica para apoiar o seu uso. Bolsonaro defende, desde meados do ano passado, que o uso de medicamentos como a cloroquina e a hidroxicloroquina seriam responsáveis por salvar vidas contra a pandemia – hipótese diariamente rechaçada por agências de checagem de fatos e por membros da comunidade científica.

O Exército respondeu ao MPF alegando que respeita a autonomia médica, mas deixou claro que suas ações visavam, em primeiro lugar, incentivar o dito “tratamento precoce”. A denúncia segue o mesmo caminho das denúncia feitas contra a operadora de planos de saúde privada Prevent Senior, acusada de ministrar o coquetel de drogas ineficazes mesmo depois de evidências científicas afastarem seu uso.

Fonte: Congresso em Foco
Foto: Agência Senado