Com apenas quatro mortes por covid-19 registradas essa semana, Divinópolis começa sentir os efeitos da vacinação. Embora a imunização não tenha um ritmo homogêneo e ainda esteja longe de atingir 70% da população, percentual considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os resultados já levam a Prefeitura a iniciar estudos par a liberação de eventos com público.
Com as quatro mortes registradas essa semana, Divinópolis chegou a 574 óbitos desde o início da pandemia. Os casos notificados atingiram a 89.865 e 18.739 já foram confirmados. O ritmo de contágio está em 1,03, o que significa estado de alerta, porém vem regredindo diariamente desde o início da semana.
A média diária de mortes, conforme demonstra a Secretaria Municipal de Saúde, indica que a situação está se estabilizando. Em abril, a média diária foi de 4,10 mortes, caindo para 2,81 em maio. Em junho a média voltou a subir, atingindo a 3,07. Já em julho, a queda foi acentuada e a média diária de mortes ficou em 1,39.
Outro indicador bastante favorável é a ocupação de leitos hospitalares. Segundo a Semusa a taxa de ocupação de leito de unidade de terapia intensiva está em 42,16% e no setor de enfermaria a taxa é de 29,01%, considerando saúde pública e suplementar.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram