A equipe responsável pela vacinação contra a covid-19 em Divinópolis, reuniu-se na sexta-feira (30/07) para traçar estratégias em relação às pessoas que não compareceram para a segunda dose. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) 2.229 pessoas faltaram na segunda dose da imunização.
De acordo com o levantamento da Semusa, o número de pessoas que não completaram o ciclo vacinal, ou seja, não tomaram a segunda dose da vacina, são 1.234 da Astrazeneca e 935 da Coronavac.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, que participou da reunião da equipe de vacinação, disse que um dos motivos que levaram as pessoas a faltarem à segunda dose, foi a falta de vacina. “No caso da Coronavac começou a faltar a segunda dose porque o Governo Federal deixou de entregar e algumas pessoas podem ter tomado em outras cidades. Também muitos estavam com sintomas de gripe e a própria vacina da gripe que alguns tomaram precisa de intervalo de 15 dias entre os imunizantes. Outras pessoas que esqueceram e tem aquelas que não podemos obrigar a tomar”, explicou Janete.
Os agentes de saúde já realizam um levantamento nas unidades para identificar os cadastrados que não tomaram a segunda dose do imunizante. Para tanto, vale lembrar que quem precisa tomar a segunda dose pode ir aos drives para serem imunizados. Neste caso, não é necessário agendar.
Outra decisão tomada durante a reunião é que, será possível, a partir desta segunda-feira (2), excluir o cadastro novamente pelo site da Prefeitura de Divinópolis. Pode justificar até três vezes a falta, após ultrapassar a quantidade permitida, a pessoa precisa comparecer de forma presencial à Prefeitura de Divinópolis para solicitar a exclusão do cadastro.
Dúvidas podem ser sanadas pelos telefones (37) 99105 0016 ou (37) 9 91811234.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram