Mais de 30% dos testes realizados pela Policlínica deram positivos para a covid-19; Secretaria de Saúde confirma mais duas mortes

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou o balanço atualizado dos atendimentos do plano emergencial para pessoas com síndromes gripais em Divinópolis no período de 15 de junho a 8 de julho. Esse plano emergencial, inicialmente previsto para durar 90 dias, foi colocado em prática após o avanço do número de casos de covid-19 na cidade e em 23 dias foram atendidas 1.118 pessoas sendo 233 crianças e 885 adultos.

Também nesse período a Policlínica realizou  697 testes de covid 19 e 31,32%, ou 219, deram resultados positivos.

De acordo com a Semusa, o Plano Emergencial é um suporte avançado ao serviço de saúde da cidade e funciona de 7h às 16h, com atendimento somente para pessoas que apresentem casos sintomáticos respiratórios, classificadas como “Verdes” e “Azuis”, conforme o Protocolo de Manchester.

“O objetivo do serviço é ampliar o atendimento à população e desafogar as unidades Atenção Primária, neste período em que aumentam o número de casos de síndromes respiratórias graves. Os pacientes devem ir direto à Policlínica, e caso sejam classificadas como “Amarelo” ou “Laranja” serão encaminhadas para UPA”, informou a Semusa.

A Semusa diz, ainda, que as unidades que atendem o programa “Saúde na Hora” –  Belvedere, Planalto, Sagrada Família, Tietê e Ermida – também estão preparadas para atender as pessoas com síndromes respiratórias, incluindo influenza e covid-19. Estas unidades funcionam de 18h às 21h30.

MAIS DUAS MORTES

Até a semana passada, quando foi divulgado o último boletim epidemiológico, Divinópolis contabilizava 39.195 casos confirmados de covid-19. Na tarde desta segunda-feira (11) a Prefeitura confirmou mais duas mortes na cidade, sendo um homem e uma mulher. Agora Divinópolis chega a 719 mortes desde o início da pandemia, sendo 384 homens e 335 mulheres

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Diretoria de Comunicação/PMD