Divinópolis chegou a 115 mortes em decorrência da covid-19 e somente ontem foram registrados três óbitos. Janeiro de 2021 é o mês mais letal desde o início da Pandemia. Somente nos 10 primeiros dias do ano foram 15 mortes.
Os dados preocupam ainda mais após a reabertura do comércio considerado não essencial, que está funcionando normalmente desde ontem. A reabertura foi um ato monocrático do prefeito Gleidson Azevedo (PSC), que assumiu a responsabilidade, após pressão feita por comerciantes em uma manifestação em frente à Prefeitura na semana passada. O prefeito contrariou, inclusive, o aconselhamento do Comitê Municipal de Enfrentamento à pandemia, que na primeira reunião desse ano decidiu que Divinópolis deveria continuar na onda vermelha do Plano Minas Consciente, ou seja, somente com o funcionamento dos segmentos comerciais considerados essenciais.
O boletim epidemiológico divulgado ontem pela Prefeitura registra 115 mortes, 29.778 casos notificados e 4.403 confirmados. Além das 115 mortes já confirmados, ainda há um óbito em investigação.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid já está chegando a 70%, enquanto a ocupação de leitos de enfermaria atingiu a 63,8%.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram