Internações por SRAG aumentam 1.497% em Divinópolis em 2020

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Vigilância em Saúde, informa que o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) aumentou 1.497% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados equivalem até a última sexta-feira (21/08) e foram registrados pelas seguintes unidades de saúde do município: Hospitais Santa Lúcia, Santa Mônica, São João de Deus, São Judas Tadeu e UPA Padre Roberto.

 

A síndrome gripal é caracterizada no indivíduo que apresente: dispneia/desconforto respiratório; pressão persistente no tórax; saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente; coloração azulada dos lábios ou rosto. Em crianças além dos sintomas apresentados, observam-se os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

 

Este ano observou-se um aumento expressivo de hospitalizações por SRAG em Divinópolis em relação a 2019, o que pode ser explicado tanto pelo aumento das internações em decorrência da Covid-19 quanto ao aumento das notificações dos casos pela rede hospitalar pública e privada.

 

Dados da 34ª Semana Epidemiológica

 

Entre os 543 pacientes internados até o dia 21/08, 303 foram hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o que equivale a 55,8% dos casos. Em relação a residência dos pacientes, 58,2% são de Divinópolis, correspondendo 316 pessoas.

 

No que diz respeito ao quadro clínico dos pacientes hospitalizados, 333 foram recuperados, 143 faleceram, 65 continuam hospitalizados e duas pessoas foram transferidas para outro município.

 

Em relação as doenças, um caso foi confirmado para Influenza, dois casos por outro agente etiológico, isto é, por um parasita, 227 casos foram confirmados para Covid-19 e outros 294 não foram especificados. 19 casos ainda aguardam resultado laboratorial.

 Fonte: PMD