Indicadores voltam a subir, mas comitê mantém Divinópolis na onda verde

Dois indicadores que medem o avanço da covid-19 em Divinópolis voltaram a subir na semana passada. A taxa de letalidade, que havia caído para 2,99%, fechou ao semana em 3,3%. Já o ritmo de contágio, que na semana passada chegou a 0,55, atingiu na sexta-feira passada a 1,17, o que significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus da covid-19 para outras 117.

Por outro lado, a ocupação de leitos continua em queda. Na sexta-feira, a taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva para pacientes da covid-19 em toda a rede de saúde do município era de 19,8%, com apenas 16 pessoas internadas. O índice de ocupação dos leitos de enfermaria está em 29,7%, com 33 pessoas internadas.

Até a data da divulgação do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que ocorreu na sexta-feira (15), Divinópolis havia registro 649 mortes pela covid-19. Já foram notificados 103.574 casos e 21.439 já foram confirmados.

ONDA VERDE

Após a última reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19, Divinópolis foi mantida na onda verde. Segundo a Semusa, de acordo com os indicadores que medem a atual situação pandêmica do Estado, a pontuação na Macrorregião Oeste regrediu de oito para quatro pontos e, na microrregião que Divinópolis está inserida, a pontuação também regrediu de sete para quatro pontos. Desta forma, a cidade permanece em Onda Verde.

 AULAS HÍBRIDAS

Após quase dois anos no ensino a distância, em agosto de 2021, as aulas nas escolas municipais e estaduais voltaram a funcionar de forma híbrida seguindo todos os protocolos de segurança, desde a entrada dos alunos, ao distanciamento de 90 cm por mesa. Entretanto, embora tenha sido muito questionado sobre a volta às aulas totalmente presenciais, não houve alterações no funcionamento das escolas, tendo em vista que a segurança e prevenção à covid-19 dos alunos são essenciais.

 PASSAPORTE DA VACINA

Com o avanço da vacinação contra o coronavírus, e a atual pontuação do Minas Consciente, eventos, shows e celebrações, aos poucos, já estão sendo permitidas, desde que sigam todos os protocolos de segurança da Vigilância Sanitária. Com isso, o “Passaporte da Vacina”, está sendo exigido em várias cidades do Estado.  Em Divinópolis, a apresentação do documento não será obrigatória, segundo informa a Semusa. Entretanto, fica a critério do promotor do evento solicitar o passaporte.

“Durante toda a pandemia, pela primeira vez, tivemos uma significativa queda de casos confirmados e notificados, um grande avanço para a prevenção da Covid-19. Mesmo com os números baixos, para continuarmos prevenindo de forma eficiente é fundamental que toda população continue em alerta, respeitando todas as medidas preventivas, como manter as mãos sempre higienizadas e manter o uso de máscaras, o distanciamento e a imunização completa”, diz nota oficial da Semusa.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Começa nesta segunda-feira (18) a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para os profissionais da saúde de Divinópolis que já tenham tomado a segunda dose há mais de 180 dias. Somente serão vacinados os profissionais que tenham se cadastrado através do site da Prefeitura. O cadastro continua aberto e a Secretaria Municipal de Saúde não informou a data de encerramento da vacinação desse público.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram