Embora a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) não admita oficialmente, o sistema público de saúde de Divinópolis está próximo de atingir o colapso. Foi o que constatou a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, ao vistoriar o Hospital São João de Deus, na manhã da última quarta-feira (3). De acordo com a Diretoria de Comunicação do Legislativo, objetivo da visita foi “fiscalizar como estão sendo feitos os atendimentos e as ocupação dos leitos de internações, do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Os vereadores percorreram três setores do hospital, além de fiscalizar a ala pediátrica, maternidade e oncologia. Também foram visitados os CTIs adulto e infantil e sala vermelha. A Comissão constatou que o hospital tem apenas sete vagas do SUS para internação na ala pediátrica, duas vagas no CTI infantil e apenas uma vaga no CTI adulto. Já os 242 leitos de internação pelo SUS estão todos ocupados.
O presidente da Comissão, vereador José Braz (PV) disse que foram constatados alguns problemas de manutenção estrutural. “Principalmente no setor 4, que se encontra em péssimas condições para atendimentos. Os pisos estragados, portas estão quebradas, falta de pintura na parede do corredor e banheiros com falta de manutenção”, disse ele.
O vereador Israel Mendonça, o Israel da Farmácia (PV), disse em discurso na sessão da Câmara desta quinta-feira (4), disse que a situação é preocupante e chamou a atenção para o acelerado ritmo de contágio pela covid-19 na cidade. “Em 2020, até 31 de dezembro, foram 100 óbitos no município de Divinópolis. Esse ano, em apenas 34 dias, já foram registrados 62 óbitos”, destacou o vereador. Segundo o vereador, se não houver medidas para redução do contágio “provavelmente virá o lockdown para Divinópolis”.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram