Greve em MG: Assembleia do SindUte decide que greve continua por tempo indeterminado

Na tarde desta quinta-feira (5/3/2020), o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizou uma Assembleia Estadual no pátio da Assembleia Legislativa, quando foi decidida a continuidade da greve na rede estadual por tempo indeterminado. Durante a atividade, foi aprovado o calendário de lutas do próximo período e atualizado o percentual de adesão.

Entre escolas paradas totalmente ou parcialmente, o número chega a 69%. A coordenação-geral do Sind-UTE/MG destacou que o crescimento demonstra uma resposta efetiva da categoria diante da falta de propostas do governador Zema de cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional, e do sucateamento da educação pública que tem promovido desde o início da gestão.

Milhares de trabalhadoras e trabalhadores em educação, sob coordenação do Sind-UTE/MG e representando várias partes do estado, aprovaram a continuidade da greve e o seguinte calendário de lutas para o mês de março:

– 6/3 – Realização de plenárias locais e regionais, rodas de conversa e mobilizações para ampliar a adesão à greve
– 8/3 – Participação em todas as regiões do estado nos atos do Dia Internacional da Mulher, levando as reivindicações da greve
– 9/3 – Comandos de greve locais
– 10/3 – Atos regionais pela sanção da emenda
– 12/3 – Assembleia Estadual

Saindo em passeata da Assembleia Legislativa, as ruas de Belo Horizonte ficaram lotadas e ecoaram as vozes da multidão, que reivindicava pagamento do Piso Salarial, respeito por parte do governador Zema e  garantia do direito a uma educação pública de qualidade social aos filhos e filhas da classe trabalhadora.

O movimento foi unificado com trabalhadores e trabalhadoras da rede municipal de educação e outras categorias em greve, com vários movimentos sociais, lideranças políticas, e uma grande passeata seguiu da Almg rumo à Praça Sete.

Comando de Greve é realizado pela manhã

Logo após a categoria realizar uma vigília na Cidade Administrativa pela manhã, enquanto a direção estadual participava de uma reunião de negociação com o governo Zema, educadores e educadoras seguiram à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde foi realizado um Comando de Greve.

Foram levantados os desafios políticos que a categoria enfrentará nesse período de luta e apresentado um balanço da reunião de negociação.

O Sind-UTE/MG celebrou o aumento de adesão à greve e reforçou a importância da categoria seguir mobilizada para que o governador atende à pauta de reivindicações e sancione o Projeto de Lei 1.451/2020 e a Emenda 2/2020, que garante isonomia salarial ao funcionalismo e o Piso à Educação.

Com informações do Sind-Ute/MG.
Foto:  Studium e Ísis Medeiros/Sindutemg