Globo exibe placa destruída no Congresso em programa de humor e deputado promete moção de repúdio

Programa de humor que tem feito sátiras semanais à política e às desigualdades da sociedade brasileira, o Zorra Total tratou da Consciência Negra e fez críticas ao racismo nesse sábado (23). O programa da TV Globo chegou a exibir a placa da exposição sobre o genocídio negro que foi destruída por um deputado do PSL na Câmara nessa semana. A exibição da placa na cadeia nacional de televisão, contudo, desagradou a bancada da bala, que promete apresentar uma moção de repúdio contra a Globo e exigir direito de resposta na Justiça.

Essa foi a placa destruída pelo deputado Coronel Tadeu (Foto: Reprodução)

Líder da bancada da bala, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) disse que a Frente Parlamentar da Segurança Pública vai apresentar uma moção de repúdio contra a Rede Globo na Comissão de Constituição e Justiça e também na Comissão de Cultura da Câmara.

“Solicitarei ao presidente Rodrigo Maia que essa moção seja pautada no plenário da Câmara, para demonstrar nosso repúdio contra a Rede Globo que extrapola o direito à liberdade de expressão. Vamos acionar a justiça para que os responsáveis respondam por esse ato e que tenhamos o direito de resposta”, informou o deputado.

Para o Capitão Augusto, que já havia criticado a placa da exposição sobre o genocídio negro antes de o Coronel Tadeu (PSL-SP) destruir o painel que mostra um negro morto e um policial ao fundo, a exibição dessa placa na Globo “tem a clara intenção de afrontar e denegrir a imagem de todos Policiais Militares do Brasil, querendo atribuir o genocídio de negros aos policiais militares”. O deputado ainda classificou o trabalho, do artista Carlos Latuff, como um cartoon “polêmico e ofensivo”.

Responsável pela destruição da placa, o Coronel Tadeu ainda não fez comentários sobre o programa da Globo, que começou com uma sátira ao racismo enfrentado diariamente pelos negros brasileiros e terminou com a exibição da placa de Latuff. O painel, que foi recolocado nas paredes da Câmara por deputados da oposição um dia depois do ataque do Coronel Tadeu, foi exibido junto com os créditos finais do Zorra Total.

Fonte: Congresso em Foco