Exposição “Abre Alas” mostra relíquias do carnaval divinopolitano entre as décadas de 1970 e 1990

Depois de anos sem investir no carnaval da cidade, a Prefeitura de Divinópolis está tentando revitalizar a folia na cidade, através do Pré-Carnaval do Divino 2020, que ocorrerá a partir desse ano. Embora não tenha os tradicionais desfiles das escolas de samba na Avenida 1º de Junho, como ocorreu até 1994, a aposta da Prefeitura está nos seis blocos que se inscreveram para o evento.

O Pré-Carnaval do Divino está marcado para o próximo sábado e acontecerá em toda extensão da Rua Pitangui.  O Bloco dos Caveiras, Bloco do Samba, Barteria, Bloco do Cléo, Bloco do Cipó e Haja Amor está inscritos para o desfile. Segundo o Secretário de Desenvolvimento e Turismo, Rafael Nogueira, a Prefeitura abraçou o pré-carnaval do Divino. “Apesar da crise que estamos vivendo fizemos da melhor maneira para oferecer esse entretenimento para Divinópolis e região. A Prefeitura esse ano vai arcar com a infraestrutura da festa como banheiros e gradil. Queremos fazer a melhor festa para a população”, disse Nogueira.

EXPOSIÇÃO

Paralelamente ao Pré-Carnaval do Divino, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) realiza, entre os dias 17 de fevereiro a 20 de março, a Exposição de Carnaval “Abre Alas”. A mostra tem como objetivo homenagear pessoas que contribuíram com o evento carnavalesco de Divinópolis entre as décadas de 1970 a 1990.

De acordo com a Diretoria de Comunicação da Prefeitura, dentre os objetos que estarão em exposição, o público poderá conferir as fantasias utilizadas pelo Tio Nelson Pelegrini, Rei Momo, e as máscaras em papel machê do artista plástico José Hilton Machado, que estão entre os nomes maios importantes dos antigos carnavais. Os materiais selecionados para mostra fazem parte do acervo municipal ou foram fornecidos por familiares e foliões do município.

O Secretário de Cultura, Gustavo Mendes, explicou a realização da exposição. “A exposição foi criada com a ideia do resgate cultural da história carnavalesca de Divinópolis, mostrando assim personagens e fatos importantes que fizeram a história do carnaval do município. Nós convidamos toda população para prestigiar e relembrar os momentos mais marcantes da nossa cultura”, avaliou.

A exposição será aberta na próxima segunda-feira (17) e pode ser visitada de 12h às 17h30 na Galeria da Secretaria de Cultura, localizada à Rua Pernambuco nº 60, 2º andar.

Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Diretoria de Comunicação