Executivo proíbe transferências internas e cessão de servidores da Prefeitura de Divinópolis para quaisquer órgãos

A transferência interna (de uma secretaria para outra, por exemplo) e a cessão de servidores municipais da Prefeitura de Divinópolis para órgãos e autarquias municipais, estaduais e federais estão suspensas por 30 dias, a contar do dia 13 desse mês. Embora a medida já esteja valendo, a Portaria 031/2021 que oficializou a decisão do prefeito Gleidson Azevedo (PSC) e da vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida da Silva (PSC) foi publicada somente na edição desta terça-feira (19) do Diário Oficial dos Municípios.

De acordo com a Portaria, a partir de agora, transferências internas devem ser aprovadas pelo prefeito e pela vice-prefeita, ao contrário das regras do governo passado, quando esse tipo de medida era uma decisão da Secretaria de Administração. “As transferências e cessões que visarem ao atendimento excepcional ou de interesse público deverão ser motivadas pelo Secretário da respectiva pasta e deverão passar pelo crivo do Gabinete do Prefeito e Secretaria Municipal de Governo para a devida autorização e posterior publicação no Diário Oficial dos Municípios Mineiros”, diz a Portaria.

Na administração do governo Galileu, centenas de servidores foram transferidos de locais de trabalho por atos da Secretaria de Administração, sempre alegando que a medida visava o interesse público. A decisão tomada agora pela administração de Gleidson Azevedo impede que o servidor seja transferido sem a aprovação do Gabinete, porém não explica quais as razões levaram o Executivo a centralizar uma questão administrativa menor, que já tem a Secretaria de Administração para executá-la.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram