Estudo mostra os 15 países com mais servidores públicos no mundo

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP, em matéria publicada essa semana em seu portal, aborda estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OECD com os países que mais possuem servidores públicos no mundo. O número de servidores é sobre o percentual da população total, sendo que a pesquisa foi realizada em 2015. O site traz para reflexão se a relação de servidores públicos pela população de um país é indicador chave de sucesso ou insucesso.

Ainda na matéria, o portal aborda o fato  que a média dos “brasileiros entendem que quanto menos servidores públicos melhor. Contudo, muitos países do chamado primeiro mundo têm número expressivamente maior que o Brasil, em termos de servidores públicos/população”. Como exemplo, a Noruega, que ocupa o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano – IDH,  tem em seu quadro 30% de servidores públicos no comparativo com a população do país. A Suíça, que ocupa o 2º lugar no IDH, tem 28,6% de servidores públicos.  Já o Brasil que ocupa a posição 79ª no IDH, tem 3,12 milhões de servidores públicos, o que representa 1,6% da população brasileira. Medido anualmente, o IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvido o país – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda.

SINTRAM

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, destacou que o estudo abordado pelo DIAP traz uma importante reflexão sobre a importância do papel dos servidores na sociedade, cita que essa pesquisa rebate o ataque do ministro da Economia, Paulo Guedes, que desqualifica os funcionários públicos, na clara tentativa de jogar a população contra a classe. “O servidor é quem leva serviços essenciais à população, seja na saúde, educação, fiscalização, trânsito, limpeza, enfim, em todas as áreas de uma cidade, estado, país, é fundamental a atuação do servidor público para suprir necessidades do cidadão nas diversas áreas. Ao descrever os servidores como parasitas, o ministro tenta jogar a população contra nossa categoria. É lamentável essa falta de visão do ministro, pois sem o servidor não há como promover a qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento de uma nação”, destacou.

PROJETO

O vice-presidente destacou ainda que o Sintram irá nos próximos dias iniciar uma grande Campanha de Valorização dos servidores públicos municipais, com uma série de entrevistas, que visam mostrar o dia a dia do trabalhador público municipal e a importância da atuação dos mesmos para o desenvolvimento da cidade e bem estar  da população. “Sofremos uma série de ataques, mas quando todos os servidores cruzam os braços e fazem, por exemplo, uma greve municipal, a população sente a importância do nosso trabalho para o perfeito funcionamento da cidade. Então valorizar e respeitar o servidor é fundamental. Além disso, é preciso deixa claro, que seja no setor público ou privado há bons e maus profissionais, cabe a cada gestor fazer correções para que a máquina pública ou uma empresa possa funcionar perfeitamente. Agora é inadmissível  essa depreciação da categoria promovida pelo ministro da Economia. Nós, da diretoria do sindicato, não iremos ficar calados diante de tais ataques e vamos mostrar o tão importante é o trabalho do servidor público para o desenvolvimento de nosso país”, finalizou.

Veja o ranking completo do estudo divulgado pela OECD, em ordem decrescente:

15) Japão – 5,9% da população é composta por funcionários públicos;
14) Coréia do Sul – 7,6%
13) Alemanha – 10,6%
12) Turquia – 12,4%
11) Itália – 13,6%
10) Estados Unidos (EEUU) – 15,3%
9) Espanha – 15,7%
8) Reino Unido – 16,4%
7) Grécia – 18%
6) Canadá – 18,2%
5) França – 21,4%
4) Finlândia – 24,9%
3) Suécia – 28,6%
2) Dinamarca – 29,1%
1) Noruega – 30%

Clique aqui e lei matéria completa veiculada no site do DIAP

Reportagem:  Flávia Brandão
Com informações do DIAP