Estados Unidos pedem cuidados extras aos americanos que vivem no Brasil e diz que país pode ser um dos alvos do Irã

Diante da escalada da tensão no Oriente Médio, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil pediu que os norte-americanos que vivem no país tomem medidas adicionais de segurança. A embaixada argumenta que o conflito com o Irã pode causar riscos a quem vive no exterior e recomenda, entre outras coisas, que esses cidadãos tenham cuidado caso precisem visitar algum ponto turístico no Brasil. Para os americanos, o Brasil pode ser um dos alvos, após posição do presidente Jair Bolsonaro de apoiar a ação militar americana que matou o segundo homem mais forte do Irã.

O pedido de atenção foi publicado na noite dessa terça-feira (7) na página oficial da embaixada na internet sob o título de “Alerta de Segurança – Missão dos Estados Unidos no Brasil”. “Há uma crescente tensão no Oriente Médio que pode resultar em riscos à segurança dos cidadãos dos EUA no exterior”, explica a embaixada.

O órgão ainda disse estar analisando a situação de segurança dos norte-americanos que vivem no Brasil, mas já pediu alguns cuidados extras desses cidadãos. Cinco medidas de segurança foram listadas pela embaixada. São elas:

  • Mantenha a discrição.
  • Esteja alerta sobre seu entorno.
  • Fique alerta em locais frequentados por turistas.
  • eveja seus planos de segurança pessoal.
  • Tenha documentos de viagem atualizados e facilmente acessíveis

A embaixada ainda prometeu fornecer informações adicionais conforme for necessário e listou os meios de comunicação que os norte-americanos podem usar para entrar em contato com o governo dos Estados Unidos caso precisem de assistência no Brasil.

Antes disso, a embaixada já havia reproduzido a mensagem emitida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos logo após o ataque que provocou a morte do general iraniano Qasem Soleimani e elevou a tensão no Oriente Médio. A nota diz que os Estados Unidos tomaram “medidas defensivas decisivas para proteger cidadãos dos EUA no exterior. “Este ataque teve como objetivo impedir futuros planos de ataque iranianos. Os Estados Unidos continuarão a tomar todas as medidas necessárias para proteger nosso povo e nossos interesses, onde quer que estejam, mundo fora”, acrescenta a nota divulgada na quinta-feira passada (2).

Fonte: Estadão