Divinópolis: Secretária afirma ao Sintram que encaminhou ao Comitê de Enfrentamento do Coronavírus medidas para rodízio e trabalho remoto dos servidores

A diretoria do Sintram – representada pela presidente Luciana Santos e pelo vice-presidente Wellington Silva e alguns servidores –  esteve ontem (18), em reunião no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis com a Secretária de Administração, Raquel de Oliveira Freitas. O objetivo do encontro foi solicitar algumas medidas de prevenção a saúde dos servidores municipais, diante da pandemia do Coronavírus, visto que Divinópolis está classificada como Zona de Transmissão e já tem caso confirmado da doença.

De acordo com o vice-presidente,Wellington Silva,  a secretária afirmou que enviou algumas medidas para o Comitê Municipal  de Enfrentamento ao novo coronavírus, entre elas: o rodízio de funcionários  no setor e dependendo da função a liberação do servidor para trabalhar em casa (teletrabalho).

Adequação

Também como noticiado pelo sindicato ontem (18/03) a presidente encaminhou ao secretário de saúde de Divinópolis e coordenador do Comitê de Enfrentamento do COVID-19 (Novo Coronavírus), Amarildo de Souza, ofício pedindo esclarecimentos a respeito  das medidas que estão sendo adotadas pelo município para preservação da saúde e segurança dos servidores municipais  diante da pandemia.

No ofício, o sindicato cita a Nota Técnica Conjunta nº02/2020, emitida em data  de 13 de março,  pelo Ministério Público do Trabalho e outros órgãos de defesa do trabalhador e questiona quais medidas estão sendo tomadas, já que nos decretos emitidos pelo governo,  nesta semana, para combate a pandemia foram afastados  apenas servidores imunodeprimidos, em tratamento oncológico e servidores com 60 anos ou mais de idade. Já a nota conjunta cita que também integram o grupo de mais vulneráveis ao vírus os portadores de doenças crônicas, os imunocomprometidos e as gestantes, sendo necessárias medidas de afastamento também para servidores nessas condições.

O sindicato pediu também esclarecimento a respeito das medidas, que estão sendo tomadas/executadas pela Prefeitura de Divinópolis para garantir lavatórios com água e sabão, sanitizantes (álcool 70% ou outros adequados a atividade), alteração na rotina de trabalho, tais como flexibilidade da jornada, afastamento dos servidores pertencentes aos grupos de risco, conforme recomenda a Nota Técnica 020/2020 para proteção a saúde e segurança dos trabalhadores. O Sindicato cita ainda o exemplo do Estado que já adotou medidas como ponto facultativo, meia jornada e teletrabalho.

Clique aqui e confira matéria completa e  a nota técnica.