Em resposta ao Sintram, Prefeitura de Bom Despacho garante EPIS e apresenta primeiro calendário de vacinação dos profissionais da Educação

Sindicato esteve em inspeção nas escolas no último dia 01 de junho e verificou irregularidades

Com objetivo de garantir a segurança dos profissionais da Educação de Bom Despacho, o Sintram esteve, no último dia 01 de junho, na cidade para inspeção nas escolas. A medida foi necessária diante da decisão do prefeito municipal, Bertolino da Costa Neto, de ter determinado a retorno as aulas presenciais nos estabelecimentos públicos e privados e também a retomada do transporte escolar, mesmo sem a vacinação dos profissionais e o agravamento da pandemia do Covid-19 na região.  Durante a visita, foram encontradas irregularidades, por parte da administração,  como: a falta de entrega de Epis aos servidores, que estavam tendo que arcar com as máscaras de proteção; e o comprometimento da ventilação em uma das escolas,  que estava com algumas janelas  emperradas. Diante disso, o sindicato encaminhou ofício à administração e pediu providências, além de cobrar o calendário de vacinação dos professores.

Em resposta ao sindicato, a secretária de Educação, Geralda Lúcia Cardoso Gontijo, garantiu que máscaras de proteção, álcool gel e faceshield foram enviados para todas as escolas municipais. Além disso, afirmou que a administração já providenciou  o conserto das janelas da Escola Dona Duca, que foram desemperradas e instalados puxadores mais adequados para facilitar a abertura. Também no ofício de resposta ao Sintram, a secretária apresentou o primeiro calendário de vacinação dos profissionais, que ocorreu na semana passada no período de 09/06 a 11/06. Sendo que no dia 09/06 foram vacinados profissionais da Educação Infantil de 45 a 59 anos; no dia 10/06 os profissionais da Educação Infantil de 50 anos ou mais; e no dia 11/06 os profissionais da Educação Infantil de 45 anos ou mais.

O vice-presidente, Wellington Silva, e o diretor jurídico, Antônio Leonardo, que promoveram a inspeção nas escolas destacaram que o sindicato continua vigilante e que os servidores deverão fazer contato em qualquer situação de risco à saúde e quebra dos protocolos de segurança a Covid-19. “A secretária retornou ao sindicato garantindo, que todos os Epis foram entregues e comunicando o andamento da vacinação. O sindicato continua a disposição dos servidores, basta que entrem  em contato com a nossa diretoria. Como sempre destacamos é direito do trabalhador municipal, condições seguras e dignas de trabalho. O gestor deve garantir todos os equipamentos de segurança para o desempenho das funções”, declarou o vice-presidente, Wellington Silva.

Justiça

A diretoria do Sintram assim que teve conhecimento da determinação para retorno das aulas presenciais, buscou agenda com o prefeito para tentar reverter a decisão, que colocava em risco a saúde dos profissionais.  Entretanto, o prefeito, Bertolino da Costa Neto, manteve a decisão e garantiu aos sindicalistas que as escolas ofereciam segurança necessária aos profissionais da educação. O Sindicato ajuizou também ação contra o município, pedindo liminarmente a suspensão das aulas, no entanto, a liminar  foi negada e o sindicato recorreu da decisão,  e continua o trâmite do processo na Justiça.

Texto: Flávia Brandão
Comunicação Sintram