Em protesto, Sintram denuncia descaso do prefeito Galileu com o funcionalismo de Divinópolis

A diretoria do Sintram marcou presença, na manhã de hoje (20/12), no quarteirão fechado da Rua São Paulo, em Divinópolis, para registrar o repúdio dos servidores municipais frente à má gestão Galileu Machado, que pelo segundo ano consecutivo atrasa e parcela salários e não cumpre a legislação municipal, que prevê o pagamento da gratificação natalina, 13º salário, até o dia 20 de dezembro (Estatuto dos Servidores, Lei Comlemetar 09/92, art. 100, parágrafo 4).

Com faixas e distribuição de panfletos à população, a diretoria destacou que o servidor vem sendo sacrificado ano a ano por um prefeito que se esconde sempre no discurso duvidoso de crise financeira, visto que mantém a Prefeitura cheia de cabides de emprego, e não honra a obrigação legal do pagamento mensal e do 13º salário em dia. “Baseado no discurso de crise financeira, que inclusive a maioria das Prefeituras já superou, o prefeito vem ano a ano penalizando o servidor, seja através dos vários parcelamentos de contribuições previdenciárias devidas ao Diviprev, seja negando nosso direito a revisão salarial, seja atrasando e parcelando os salários e retirando o nosso direito de recebimento do 13º na data legal”, diz trecho do panfleto assinado pela diretoria do Sintram e distribuído à população na manhã de hoje.

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, disse que o sindicato irá planejar outros atos de protesto e conta com a participação dos servidores. “O Sindicato deu o seu recado,  registrou para a população  o sofrimento e a insatisfação do trabalhador municipal, que vem sendo tratado com descaso dentro da gestão municipal. Todo ano é a mesma coisa e não vemos nenhuma ação para enxugar a máquina pública, de modo que o final do ano não seja esse drama que estamos enfrentando com atraso de salários e o não pagamento do nosso 13º salário. Iremos continuar denunciando e contamos com o apoio dos servidores nos próximos protestos”, destacou Wellington.

CRONOGRAMA PAGAMENTOS

Essa semana após a imprensa já ter divulgado, a Prefeitura enviou de forma oficial – após cobrança da  diretoria do sindicato – o cronograma de pagamento dos meses 11, 12 e 13 salários. Confira abaixo:

20/12 – Quitação do restante da folha de novembro/19;
20/12 – Pagamento do 13º salário dos servidores lotados na Educação;
07/01/2020 – Início do pagamento da folha de dezembro/19 (parcela a ser definida);
Até 23/01/2020 – Quitação da folha de dezembro/19;
Até 31/01/2020 – Pagamento do 13 salários dos demais servidores.

Clique aqui e confira outras fotos do protesto do Sintram na manhã de hoje.