Em entrevista, Presidente do Sintram destaca importância da participação dos servidores no sindicato

Na última quarta-feira (17/11), a presidente do Sintram, Luciana Santos, foi convidada do programa “Espaço Aberto”, apresentado pelo jornalista Evandro Araújo, pela TV Candidés. No bate papo, a presidente falou sobre sua trajetória no Sintram, que teve início, em 2012, como Secretária-Geral na gestão do ex-presidente, João Madeira. Luciana destacou que participar da gestão foi uma “escola sindical e política”, e agradeceu os ensinamentos que foram a base para ocupar cargos maiores, hoje como a presidência da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Minas Gerais (NCST/MG), a diretoria da Federação dos Servidores de Minas Geaism (Feserv/MG) e recentemente a eleição para compor o Comitê Executivo da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadores do Estado (Clate), organização sindical internacional. Com 54 anos de fundação, a Clate conta com 87 organizações nacionais filiadas, diretamente ou por meio de federações, e está presente em 18 países da América Latina e do Caribe, abrangendo mais de cinco milhões de trabalhadores do setor público filiados aos sindicatos de base.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, e o jornalista Evandro Araújo, durante entrevista à TV Candidés

No encontro, o jornalista Evandro Araújo destacou o trabalho da presidente Luciana no relacionamento com as administrações municipais, que sempre foi marcado pelo diálogo, buscando sempre sanar os problemas da categoria. “Ao longo dos últimos anos, eu tive o prazer e a honra de acompanhar o trabalho do Sintram e principalmente na pessoa da Luciana, a frente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais, e sempre com uma postura, uma categoria, uma capacidade de entendimento e discussão muito grande e a gente prima realmente e valoriza muito o movimento sindical, quando é feito dessa maneira. Gostaria de começar o programa com esse testemunho, de quem acompanhou de perto e principalmente vendo suas colocações muito pontuais, suas ponderações, a sua capacidade de articular e discutir. Isso é fundamental no movimento sindical, principalmente no momento,  que vivemos hoje e acho que isso é digno do reconhecimento de toda sociedade”, destacou Evandro.

Em sua participação, Luciana destacou o trabalho, crescimento e fortalecimento do Sintram, hoje o segundo maior sindicato de Minas Gerais, e destacou a importância dos servidores participarem do dia a dia e ações do sindicato, pois é somente assim que a luta trabalhista em prol dos direitos do funcionalismo fortalece e avança na defesa e conquistas de direitos. “Primeiro que sindicato não é a diretoria. Isso tem que ficar claro. O sindicato é cada um dos servidores públicos, os servidores têm que entender isso. Eu estou como diretora presidente, mas quem é o sindicato? O sindicato são todos os trabalhadores, é essa a nossa força. Se você for pegar a história sindical, posso dizer que todas as conquistas, que nós temos hoje, foram conquistas dos trabalhadores no passado”, disse.

Clique aqui e veja a entrevista completa

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram