Em Divinópolis, segundo reforço contra a covid-19 está liberado para idosos acima de 80 anos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinóplis confirmou que já está liderada a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em idosos acima de 80 anos. O critério é o idoso, acima de 80 anos, já ter completado quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço, ou seja, quatro meses após a terceira dose.

Quem se encontra nesta categoria já pode procurar uma unidade de saúde para receber esta imunização. De acordo com orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, preferencialmente, a aplicação da “quarta dose” será realizada com Pfizer e, alternativamente pode ser feito com Astrazeneca ou Janssen.

Segundo a Semusa, a aplicação de uma nova dose se faz necessária considerando a necessidade de adequação do esquema vacinal nos indivíduos com 80 anos de idade ou mais, devido à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 e, consequentemente, maior risco complicações da doença. Outra questão importante é também em relação a efetividade das diferentes plataformas vacinais contra a covid-19 tem se demonstrado menor entre idosos, com redução na proteção com o aumento da idade, mais evidente em faixas etárias mais avançadas.

A vacinação ocorre de 8h às 16h, em diversas unidades de saúde. O cronograma está disponível no link https://bityli.com/EjqBlOc, que é atualizado diariamente. Nele constam informações sobre os critérios para a vacinação, datas, horários, imunizantes disponíveis e quais as unidades de saúde que o oferecem.

Para aqueles que não podem procurar uma unidade de saúde durante o dia para completar a imunização contra a covid-19, as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Sagrada Família / Santa Lúcia; Tietê / São Roque; Planalto, Belvedere e Ermida estarão vacinando das 18h às 21h30. Os interessados poderão procurar uma destas unidades de saúde, sem a necessidade de agendamento prévio.

Ao procurar um local para se vacinar é importante levar um documento de identidade, Cartão SUS e Caderneta de Vacinação.

Fonte: Diretoria de Comunicação/PMD
Foto: Prefeitura de Divinópois