Em apenas três meses desse ano, mais de 100 profissionais de saúde contraíram o coronavirus em Divinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou nesta terça-feira (20) um boletim parcial com estatísticas de profissionais de saúde que contraíram a covid-19 em Divinópolis. Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Divinópolis vem omitindo os dados de contaminação, especialmente em relação aos servidores municipais.

No boletim divulgado nesta terça-feira, a Semusa publicou dados referentes a todos os profissionais de saúde da cidade, incluindo os serviços público e privado. De acordo com o boletim, nos meses de março, maio e junho, 106 profissionais foram contaminados. Com 43 profissionais contaminados, março foi o mês que registrou o maior número de profissionais da saúde que contraíram a doença. No ano passado, em três meses (junho, outubro e dezembro) 90 profissionais foram diagnosticados positivos. Em seis meses, 196 profissionais da saúde foram contaminados, média mensal de 33 contaminações.

OMISSÃO

A Prefeitura de Divinópolis se nega a fornecer o número de servidores municipais atingidos pela doença. Em junho, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) encaminhou ofício ao secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, ao secretário de Administração Thiago Nunes, e à coordenadora do Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Creest), Inara Tavares, solicitando informações sobre a disseminação do coronavírus entre os servidores municipais de Divinópolis.

No ofício, o Sindicato pediu o número de servidores mortos, além de quantos afastamentos do trabalho motivados pela doença já foram concedidos pela administração. Quase dois meses após o pedido, o Sintram ainda não recebeu resposta.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram