Eleitor divinopolitano pode atualizar sua situação eleitoral e tirar o título na Câmara Municipal sem agendamento

A Câmara Municipal de Divinópolis está prestando um importante serviço para a população, ao disponibilizar a Escola do Legislativo para a emissão ou regularização do título de eleitor. O cidadão interessado pode procurar a Câmara e será atendido sem agendamento. O título de eleitor é um documento necessário, pois além de permitir o exercício da cidadania através do voto, o documento é necessário em várias situações, inclusive para a obtenção da carteira de identidade.

Em nota, a Diretoria de Comunicação da Câmara informa que a Escola do Legislativo da Câmara, “está recebendo toda a população que tenha interesse em fazer a emissão do título de eleitor ou que queria fazer sua regularização, haja vista que o documento é obrigatório, porque, sem o comprovante de votação ou de quitação de suas obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos, tais como: inscrever-se em concurso público; ser empossado em cargo público; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; participar de concorrência pública ou administrativa e nem mesmo obter passaporte ou a carteira de identidade”.

A Câmara convoca especialmente os adolescentes que já completaram 16 anos ou que vão completar esta idade até 4 de maio para emissão do título ou regularização do documento.

A Câmara lembra que os documentos necessários para a emissão do título de eleitor ou para a atualização do documento são: documento de identidade, CPF e comprovante de endereço atualizado, sendo que, para o sexo masculino é necessário o certificado de reservista, no caso de maiores de 18 anos. “Não é necessário levar foto, pois ela será feita na hora e anexada no pedido”, assegurou o advogado Roberto Franklin, diretor da Escola do Legislativo.

De acordo com o advogado,  a escola recebeu um número grande de visitas de pessoas interessadas em fazer os procedimentos necessários, principalmente durante o fechamento temporário do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE) causado pela Covid-19.

“Não deixem de exercer o seu papel de cidadãos e irem até a Escola do Legislativo para fazer a emissão do titulo até o dia 04 maio, quando estaremos de prontidão para atender a todos”, se dispôs o diretor.

SERVIÇO

A Escola do Legislativo fica no anexo da Câmara no edifício Costa Rangel, Sobreloja, e atende de 12h às 18h.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Jotha Lee/Sintram