Diviprev libera relação de servidores municipais que deverão realizar censo funcional e previdenciário

O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Divinópolis (Diviprev) disponibilizou a relação dos servidores municipais da ativa que, obrigatoriamente, deverão realizar o censo cadastral e previdenciário. O censo é obrigatório e a novidade desse ano é que o procedimento será 100% digital. Para realizar o cadastro, o servidor deverá utilizar o link https://diviprev.mg.gov.br/app-censo/.

De acordo com o Diviprev, quase quatro mil servidores municipais da ativa deverão realizar o censo. Ao acessar a lista, o servidor poderá deparar com quatro situações. Se à frente do nome do servidor estiver registrado como “pendente”, significa que o censo ainda não foi feito. Já no caso de aparecer o aviso de “inconsistente”, o segurado deverá entrar novamente no aplicativo para corrigir algum dado que possa estar incorreto. No caso de surgir o aviso “aguardando”, significa que o servidor já realizou o cadastro, porém os dados ainda não foram analisados. E, por fim, o aviso de “concluído” significa que o censo está completo e o servidor entrar no aplicativo para emitir o comprovante.

Clique aqui e confira a lista dos servidores que deverão realizar o censo

Clique aqui para realizar o censo

O censo cadastral e previdenciário é obrigatório e o servidor que não realizar o procedimento dentro do prazo estipulado pelo Diviprev pode ter o salário suspenso, situação que prevalecerá até que o cadastro seja regularizado. Segundo o Diviprev, o censo permitirá a atualização e consolidação do banco de dados cadastrais dos segurados do Instituto, permitindo o cruzamento destas informações com dados de outros sistemas previdenciários, principalmente os administrados pelo Ministério da Previdência e Assistência Social. O censo previdenciário permitirá a integração de sistemas e bases de dados e melhoria da qualidade dos dados dos segurados “objetivando a efetivação da avaliação atuarial consistente e garantia na agilidade da concessão de aposentadoria e pensão por morte”.

O censo começou no início desse mês e na próxima sexta-feira (12) vence o prazo para os servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizar o cadastramento. A partir de segunda-feira (16) estará aberto o censo para os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que terão até o dia 3 de dezembro para realizar o cadastro. Já no período de 6 a 23 de dezembro, o censo será realizado para os servidores lotados nos demais órgãos e secretarias municipais.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram