Divinópolis ultrapassa 88 mil casos notificados de covid-19 e ritmo de contágio volta a entrar em alerta

Compartilhe essa reportagem:

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirmou nesta segunda-feira (2) que Divinópolis chegou a 570 mortes pela covid-19 e cinco óbitos estão em investigação. De acordo com a Semusa, o município atingiu a 88.920 casos notificados, o que corresponde a 36,98% da população. Os casos confirmados atingiram a 18.351 notificações.

Nesta segunda-feira Divinópolis abriu ainda mais as atividades com o retorno da onda verde do Plano Minas Consciente, entretanto a população deve continuar mantendo com rigor as medidas de prevenção. Isso porque, apesar da boa notícia de redução das taxas de ocupação hospitalar, o ritmo de contágio voltou a subir, o que significa que o número de casos tende a continuar aumentando.

Segundo a Semusa, a taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva da cidade é de 48,54% e no setor de enfermaria a taxa é de 29,41%, considerando toda a rede de saúde da cidade. “O relatório evidencia uma melhora significativa no sistema hospitalar do município em relação ao início do mês de julho, onde os índices apontavam ocupação de aproximadamente 70% em UTI”, destaca a Semusa.

Se os hospitais estão com bons indicadores, por outro lado o ritmo de contágio, que mede o avanço da contaminação, voltou a subir. Há 15 dias, esse índice chegou a bater em 0,97, considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como ideal para períodos de pandemia. Entretanto, nesta segunda-feira, o ritmo de contágio chegou a 1,10, o que significa que cada pessoa contaminada na cidade transmite o vírus para outras 110 pessoas, atingindo o alerta vermelho. A taxa de letalidade está em 3,11%, o que significa mais de três mortes para cada grupo de 100 contaminados.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: