Divinópolis tem apenas um óbito por covid-19 em uma semana e registro de novos caem 161% em outubro

O avanço da vacinação da população está possibilitando a volta gradual à normalidade no país. Alguns municípios e Estados, onde a vacinação já se aproxima de 90% da população com a primeira dose, já liberaram eventos de grande porte, como a presença do público nos estádios de futebol. É o caso de Minas Gerais, onde os jogos dos campeonatos dos quais participam os clubes profissionais mineiros já podem ter 100% da lotação dos estádios. Neste domingo, por exemplo, o jogo entre Atlético e América teve a presença de 61 mil torcedores no Mineirão.

Em Divinópolis, a vacinação mostra resultados e a última morte por covid-19 na cidade foi registrada no dia 31 de outubro. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) na sexta-feira (5), Divinópolis registra até agora 652 óbitos pela covid-19 desde o início da pandemia. As vítimas são 347 do sexo masculino e 305 feminino.

QUEDA NOS CASOS

O ritmo de contágio, que serve como indicador para orientar as autoridades sobre a evolução da contaminação da população, caiu para 0,88, considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde em tempos de pandemia. Isso significa que casa 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 88.

A queda no ritmo de contágio reflete diretamente na confirmação de novos casos da doença. Em Divinópolis, o número de novos casos em outubro teve uma queda de 161,95% em relação a setembro. De acordo com os dados da Semusa, em setembro o foram 1.158 novos casos contra 715 em outubro. O número total de casos confirmados da doença na cidade chegou a 21.693

QUEDA NOS ÓBITOS

O número de óbitos também se estabilizou na cidade. Foram 43 em julho, 34 em agosto e 32 em setembro. Já em outubro foram apenas 16 óbitos, ou seja, queda de 100% em relação a setembro.

Ainda segundo os últimos dados confirmados pela Semusa na sexta-feira (5) apenas 11 pessoas permaneciam internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em razão da covid-19, o que equivale a 26,83% de ocupação. No setor de enfermaria, 18 pessoas seguiam internadas, com ocupação de 25,35%. Os dados correspondem a toda a rede de saúde da cidade, incluindo saúde pública e suplementar.

A cômoda situação levou a Semusa a desativar o Hospital de Campanha, cuja desmontagem foi encerrada na semana passada. A Secretaria ressalta que a desmobilização dos leitos do Hospital de Campanha, anexo a UPA Padre Roberto, representou diminuição significativa no número de leitos disponíveis para atendimento exclusivo da covid-19.

Veja a situação em Minas Gerais, conforme o boletim divulgado neste domingo (7) pela Secretaria de Estado da Saúde:

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Diretoria de Comunicação/PMD