A partir de sábado (24/4), 13 das 14 macrorregiões de Saúde do Estado estarão na onda vermelha do plano Minas Consciente. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (22) durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado.
O grupo decidiu pelo avanço para a onda vermelha das macrorregiões Centro, Centro-Sul, Leste, Leste do Sul, Oeste e Vale do Aço. Assim, permanecerá por mais uma semana na onda roxa – com funcionamento apenas dos serviços essenciais – somente a macrorregião Nordeste, que está com 99% de ocupação da UTI exclusivo covid. Desde sábado (17/4), sete das 14 macrorregiões do Estado já haviam progredido para a onda vermelha.
Do ponto de vista das microrregiões, nove das 89 continuam na onda roxa. Além das quatro micro que compõem a região Nordeste, metade da região Centro segue com medidas mais rígidas. São elas: Guanhães, Itabira, João Monlevade, Ouro Preto e Sete Lagoas. Outras micro poderão avançar para a faixa amarela. São elas: Manga/Januária, Araçuaí, Diamantina, Serro, Patrocínio/Monte Carmelo, São Sebastião do Paraíso.
Em nota, Prefeitura de Divinópolis informou que A Prefeitura de Divinópolis informa que o município entrará na Onda Vermelha do Minas Consciente a partir de sábado (24), após resultado da reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado. A nota esclarece que o comitê estadual, que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado, definiu que 13 das 14 macrorregiões de Saúde do Estado estarão na Onda Vermelha do plano Minas Consciente, dentre elas a região Oeste, na qual Divinópolis está inserida, a partir de sábado.
Segundo a Prefeitura, ainda nesta sexta-feira (23) será divulgado um novo Decreto com a regulamentação da Onda Vermelha e uma Nota Técnica dando mais detalhes sobre as medidas restritivas em vigor. A nota técnica vai esclarecer como deverão funcionar todas as atividades econômicas a partir de amanhã.
Divinópolis está na Onda Roxa desde a zero hora de domingo, 14 de março, completando hoje 41 dias na onda máxima de isolamento do Minas consciente.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram