Divinópolis retorna à onda verde a partir desta segunda-feira

Compartilhe essa reportagem:

O Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 reuniu-se na sexta-feira (30/07) para avaliação dos dados da pandemia e a classificação da macrorregião e microrregião, no Programa Minas Consciente de enfrentamento ao coronavirus.

Na reunião foram analisados os números da nova pontuação da Macrorregião Oeste, que caiu de 13 para 10, e da Microrregião Oeste, que caiu de 13 para sete pontos. Na semana passada, o Comitê Estadual já havia reclassificado a toda a região para a onda verde.

Diante desse quadro, o comitê autorizou a reclassificação de Divinópolis para a onda verde, que entra em vigor nesta segunda-feira (2) com a publicação do decreto 14.540/21. Em nota, a Prefeitura disse que “o avanço para a onda verde não significa que a pandemia acabou. Ela demonstra que as medidas preventivas implementadas pelo poder público, com apoio de vários segmentos da sociedade e da própria população, estão gerando resultados positivos”.

Ainda segundo nota da Prefeitura “mesmo com a onda verde, continuam em vigor todas as medidas preventivas como uso obrigatório de máscara, lavagem frequente das mãos, uso de álcool em gel e o distanciamento social de, no mínimo, 1,5 metros. Os estabelecimentos comerciais devem manter o controle das filas e o respeito ao distanciamento”.

O decreto publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial dos Municípios estabelece, dentre várias outras medidas, que a ocupação de espaços fechados, para eventos de qualquer natureza, incluindo as atividades religiosas, fica limitada a, no máximo, 50% da capacidade máxima, desde que se obedeça ao distanciamento de 1,5 metros.

O transporte coletivo de passageiros poderá ter ocupação máxima de até 20 passageiros em pé, além do número de assentos e deve manter a realização da desinfecção e higienização dos veículos utilizados para o serviço entre cada viagem. Continua sendo exigido o uso de máscara para utilização do transporte coletivo.

Clique aqui e leia a íntegra do decreto que reclassifica Divinópolis para a onda verde

BOLETIM

O boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) indica que Divinópolis chegou a 568 mortes pela covid-19 e cinco óbitos estão em investigação. Já são 88.473 casos notificados e 18.263 confirmados.

Segundo a Semusa, 50 pacientes de covid-19 continuam internadas na cidade, sendo 35 residentes em Divinópolis e 15 em outros municípios. A taxa de ocupação de leitos de UTI, considerando toda a rede de saúde da cidade, está em 48,5%. Em enfermarias, seguem internados 49 pacientes de covid-19, com ocupação e 32%.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: